O Caminho de Consagração a Jesus pelas mãos de Maria é, antes de um tributo a nossa querida e venerada Mãe, um ato sensato de todo cristão, que vê na Vontade de Deus o reconhecimento de uma criatura cheia de graça a Seus olhos e que como bom Pai, nos entrega Maria, como exemplo maior a ser seguido.

É um ato de misericórdia da Trindade nos entregar Maria como exemplo para alcançarmos a vida eterna.

Como começou esta devoção

O Caminho de Consagração a Virgem Maria, ou “Santa Escravidão a Jesus por Maria”, é uma pratica de devoção muito antiga.

Esse caminho vem sendo trilhado por santos dos primeiros séculos da Igreja, como Santo lldefonso (sec. VII) que se intitulava “Escravo da Escrava do Senhor” ou São João Eudes (sec. XVII).

Foi com São Luiz Maria Grignion de Monfort (1712) que a prática da Santa Escravidão encontrou sua expressão mais perfeita através do “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”.

Esse livro além de ser uma obra literária louvável, é uma demonstração clara do caminho a Santidade, inspirado por Deus.

Esse ato de Consagração que os fiéis se predispõem a fazer, é uma “Escravidão de Amor”, uma entrega incondicional a Jesus através de Maria Santíssima.

Escravos de Maria dentro da Aliança

Dentro do nosso Carisma Aliança de Misericórdia, notamos que esse caminho à santidade, nos tornamos dia após dia, um “reflexo do Amor de Deus”, encarnando a Palavra “Fazei tudo o que Ele vos disser”. (Jo 2,5).

A Santa Escravidão tornou-se a via espiritual de muitos santos, que se fizeram escravos de Maria Santíssima, e na escola de seu Imaculado Coração aprenderam a amar a Deus e fazer Sua santa vontade.

Santos como: São João Maria Vianney, São João Bosco, São Domingos Sávio, Santa Teresinha, Santa Gemma Galgani, São Pio X, São Pio de Pietrelcina e tantos outros santos e santas do nosso tempo, viram, na Total Consagração a Santíssima Virgem não uma “devoção qualquer” ou “mais uma devoção”, mas uma Devoção querida por Jesus e entregue à nós do alto da cruz.Reze aqui as orações da Primeira Semana de Preparação da Consagração

Totus Tuus Marie

Um dos maiores apóstolos desta consagração foi o Papa São João Paulo II, que se fez escravo por amor quando ainda era seminarista.

E de tal forma esta Total Consagração ordenou sua vida e missão que adquiriu como seu lema pessoal e de seu pontificado o “Totus Tuus Mariae”. São João Paulo II foi um testemunho vivo da eficácia desta consagração na vida de uma pessoa.

Olhando a vida e testemunho destes tantos filhos de Maria, nos inspiramos a viver uma vida entregue, submissa como ato de escravidão total a Jesus através do exemplo d’Ela, que alegre servia os filhos do Pai Eterno.

Debruçar no exemplo de uma vida consagrada é enxergar pessoas íntimas do coração de Maria e consequentemente de Deus.Leia mais: Faça as orações dos 12 Dias preliminares do início da Congração

O Evangelho vivo

É como se ficassem vivas em nossas memórias as cenas em que o santo Evangelho nos revela como eram as atitudes de Maria com os que a rodeavam, em “Bodas de Caná” (cf. Jo 2), em que assistimos a alegria daqueles noivos que chamaram Maria para celebrar com eles sua festa de casamento, ou na visita a sua prima Isabel (Lc 1,39ss), que epifania na vida daquela idosa temente a Deus!

Ela reconhece a visita da Mãe do seu Senhor, vê que Maria se pôs a servi-la por meses até que a vida voltesse ao seu estado mais ordinário.

Ser um Consagrado(a) a Maria, é tê-la como formadora e educadora da nossa vida, é aprender dela qual a atitude certa a tomar diante dos desafios que enfrentamos, encontrar nela nossa fonte inspiradora de santidade e assim, descobrir que ela responde prontamente aos apelo do nosso coração, a mãe sabe o que se passa muito antes de pensarmos em falar, “Para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações” (Lc 2,35b).

“Deus juntou todas as águas e chamou mar,

Deus juntou todas as graças e chamou Maria”

(S. Luiz Maria Grigmon de Montfort)

Vivian Domiciano Campos Rinaldi
Missionária Casada da Comunidade de Vida

Leia também: Qual devoção mariana combina com você

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password