#CJemCasa – O chamado dos improváveis

“Se Deus quer ser bom, misericordioso em sua vida, você vai contrariá-Lo?”

E nesse segundo dia de Congresso Jovem da Aliança de Misericórdia, começamos com animação, oração e a primeira pregação do dia foi feita pela missionária celibatária, Mariah Clara.

Indo mais profundo nesse mar que Deus nos convida a mergulhar, Clara falou do “chamado dos improváveis”.

Veja também: #CJemcasa | Santa Missa de abertura com Padre Custódio

Os improváveis

Diante de seus erros, acha improvável que Deus te chame?

E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu”. (Mateus 9, 9).

A Palavra bíblica que guiou essa pregação está em Mateus 9, onde o evangelista narra esse chamado. Mateus, era tido no seu meio como um traidor, que se ajuntara ao império romano que oprimia o povo israelita. Diante da lógica humana, era improvável que um dia ele fosse chamado para seguir o Messias. Contudo, Jesus o vê, ali na coletoria, e diz-lhe: “Siga-me”.

Ele, por sua vez, não parou no que diziam dele, com o que tinha ainda por terminar…, mas, com o coração ardente, Mateus uniu-se. E, ao unir-se, levou outros a ao mesmo encontro.

Nossas justificativas

A missionária falou das justificativas que muitas vezes damos a Deus diante de Seu chamado, achando-nos pequenos de mais, pecadores de mais, insuficientes de mais para seguirmos junto dEle.

Mas, é justamente esse o mistério de Deus, que perpassa nosso entendimento: “Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes” (Mt 9, 12).

O Congresso Jovem 2020 tem justamente esse propósito, levar-nos às águas mais profundas. Sair da superficialidade das nossas justificativas, das nossas lógicas humanas e adentrar, sobretudo, ao mistério da Misericórdia Divina.

Quem te acusará?

“Se Deus quer ser bom, misericordioso, você vai contrariá-Lo?”. Ressaltando o convite a ir mais fundo, Clara reforçou: “se juntar os pecados de sua vida inteira, ainda assim eles serão como gostas no oceano da misericórdia (…) Se Deus trocou as suas vestes, quem te acusará? (Conf.: Zc 3). Deus pode transformar o maior pecador em um grande santo”.

Queira assentar-se no baquete do Rei. “Do lixo Ele tira o indigente para fazê-lo assentar-se com os nobres”. “Ide e aprendei o que significa: MISERICÓRDIA” (Conf.: Mat 9, 13).

Aprender, porque não se trata de comportamento nato do homem, mas sim de Deus. É sobrenatural, é a Aliança de Deus com o homem.

Por isso, o convite é enfático: Mergulhe às águas profundas, deixe que Deus limpe as suas vestes. Se considera-se um improvável, considere antes Aquele que te olha.

Complete sua leitura: #CJemcasa| Ir mais fundo, sem medo

Ainda tem mais…

Continue acompanhando o Congresso Jovem OnLine através do nosso canal no Youtube. E vamos juntos mergulhar nesse mar de Deus.

Tire print da tela, tire foto perto do computador e poste a foto no instagram e facebook com #cjemcasa para também acompanharmos a sua experiência com este Congresso.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password