#CJemcasa | Santa Missa de abertura com Padre Custódio

Iniciamos o Congresso Jovem OnLine da Aliança com muito louvor e a Santa Missa presidida pelo padre Custódio e concelebrada pelo Pe. Leandro Rasera (presidente da Aliança e idealizador da Geração Acordi, respectivamente).

Meu quarto, uma capela

No início da celebração eucarística, padre Custódio recordou do anseio expresso no fim do Congresso Jovem do ano passado, de que “todos os quartos se tornassem capelas”. O sacerdote lembrou que “devido à pandemia, não só nossos quartos, mas todas as nossas casas se tornaram verdadeiras capelas e, tomara a Deus, que assim permaneça”.

Padre Custódio exorta…

Com base nas leituras desse sábado e também do tema do Congresso (avancem para águas mais profundas), padre Custódio falou sobre profundidade, citando o dito popular “nadam nadam nadam e morrem na praia”, falando sobre quando vivemos de forma superficial.

“Como na primeira leitura, também estamos num tempo desastroso”, lembrou o sacerdote.

“A gente se esquece da Palavra que diz ‘maldito o homem que confia no próprio homem’ (…) O nosso olhar não se renova porque está aqui, está embaixo. Por isso, como diz São Paulo, buscai as coisas do Alto!”, refletiu o padre.

Quando Jesus disse a Pedro “avance para águas mais profundas”, Pedro estava num tempo de falência. Mas antes de dizer, Jesus olha para Pedro e Pedro pode contemplar a força desse Deus que renova e faz novas todas as coisas e pode mudar toda e qualquer realidade.

Só passaremos também por esse tempo de pandemia quando nos encontrarmos verdadeiramente com esse Deus. Precisamos que nossos olhos estejam fixos no Senhor. “Se o padre também não estiver com os olhos fixos em Jesus, nem o padre consegue sobreviver”, relembrou.

O olhar de Jesus comunica a Pedro o Dom de Deus e em obediência à Sua fala, Pedro vê a graça acontecer.

Voltar à fonte

É preciso voltar à fonte, senão ficaremos à margem, vacilaremos. Buscamos outras fontes fora de Jesus e acabamos nos perdendo. É tempo de voltar à fonte que é Jesus. Estudo é bom, mas não é melhor que a oração que nos sustenta e nos liga a Jesus.

“Sem a fonte não tem caminho (…) volte ao olhar de Jesus!”, chamou o sacerdote, falando aos cerca 400 expectadores que nos acompanham pelo youtube.

“Não basta olhar pra Jesus, é preciso ficar com Ele. Ficar com Ele é criar intimidade, é fazer do seu quarto uma capela, é fazer da sua casa uma Igreja, fazer do seu coração um lugar onde Ele pode habitar”, exortou.

Você está preparado?

“Quando nos preparemos para o encontro com Senhor? Não um encontro no céu quando morrermos, mas aqui e agora, porque não queremos ficar longe dEle”, questionou o sacerdote, lembrando do medo da morte que tem pairado no mundo neste tempo de pandemia.

Ver Jesus, ficar com Ele e aí, o mais bonito, segui-Lo onde Ele nos mandar, deve ser nossa busca!

Deus está cuidando de nós, preparando nossa alma, enviando sobre nós o Seu Espírito, nos enviando para a missão, para um tempo novo.

Tempo de preparação

Esse tempo é apenas um tempo de preparação. Um tempo muito mais bonito virá!

“No mandato de Jesus de avançarmos para as águas mais profundas, eu quero fazer um convite: volte à fonte! Quem não está ligado à fonte, se perde!”, exortou o sacerdote.

Deus está se utilizando desse tempo para nos preparar. Não percamos essa oportunidade. Vamos deixar que Deus nos prepare para a grande missão que Ele tem para nós!

Ao fim da homilia, o sacerdote convidou todos os espectadores a rezarem, repetindo “meu Senhor e meu Deus”, clamando um retorno ao coração de Deus, para que os nossos corações se abrasem por Ele, para que voltemos à fonte e nos preparemos como a noiva que se prepara para se encontrar com o Divino Esposo.

Continue acompanhando o Congresso Jovem OnLine através do nosso canal no Youtube. E vamos juntos mergulhar nesse mar de Deus.

Tire print da tela, tire foto perto do computador e poste a foto no instagram e facebook com #cjemcasa para também acompanharmos a sua experiência com este Congresso.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password