fbpx

Celebração da Festa da Misericórdia em diversas cidades e países

Pra mim, a misericórdia é viver a vida como uma festa
(Pe. João Henrique, fundador Aliança de Misericórdia)

No último domingo, celebramos a Festa da Divina Misericórdia. No chamado a ser expressão viva desse toque de Deus, nós, como Aliança de Misericórdia, desenvolvemos várias ações ao longo do dia, em diversos estados e países onde o Movimento está inserido.

As atividades tiveram início no sábado, com a participação de nosso fundador, Pe. Antonello, no programa Brasil Cristão, da Tv Século 21. Ao vivo, o sacerdote foi convidado para falar da Divina Misericórdia, nosso Carisma!

Já no domingo, as ações foram realizadas respeitando as orientações de prevenção ao Covid-19, de acordo com a realidade e normas de cada local. Leia algumas dessas ações e relatos de testemunhos desse dia.

Leia aqui: Festa da Misericórdia, a data para celebrar o Amor Misericordioso

 

São Paulo

Na capital paulista, os missionários se dividiram por várias regiões da cidade. Na “casa mãe”, no Sítio Botuquara, aconteceu a transmissão oficial da Festa da Misericórdia, pelo canal da Aliança no YouTube, que contou com Santa Missa, pregação e momento de Adoração Eucarística.

Na região da “Cracolândia”, alguns missionários e o padre João Henrique passaram o dia no local, com uma tenda de oração, na presença de Jesus Eucarístico e atendimento de oração aos irmãos. Além disso, fizeram também uma ação solidária com a distribuição de 1000 panetones, água e kits de higiene (máscara e álcool gel).

“Muitos atendimentos de oração e louvor! Assim como os irmãos na Cracolândia, nós também fomos visitados pela Misericórdia” (testemunho de um missionário presente na ação).

Já outro pequeno grupo, foi até o hospital Santa Marcelina, na Zona Leste de São Paulo. Com a presença do Pe. Evandro, caminharam em procissão com Jesus Eucarístico, em um momento de intercessão pelos médicos, enfermeiros, enfermos e seus familiares acompanhantes.

Na Zona Norte, aconteceu também intercessão no Hospital Geral de Taipas, e evangelização em algumas ruas do bairro Arvão, onde o padre Danilo fez o passeio Eucarístico, rezando junto aos demais missionários pelos moradores do local.

Tremembé/SP

Na casa de acolhida feminina, as missionárias prepararam a Festa da Misericórdia como um dia de retiro de espiritualidade para as mulheres acolhidas.

Foi realmente um Pentecostes de Misericórdia. Todas gostaram muito, se sentiram tocadas com as pregações e testemunhos. No final da tarde, uma delas recebeu a notícia que a guarda da filha, que estava em uma situação complicada, foi desenrolada. Sentimos que era uma graça que Deus estava dando na Festa da Misericórdia para essa acolhida de forma pessoal” (Gabriela Miranda, missionária em Tremembé).

São Lourenço da Serra

Carreata com quadro de Jesus Misericordioso, em São Lourenço da Serra

O grupo de Comunidade de Aliança em São Lourenço da Serra também preparou um dia especial para levar o anúncio da misericórdia à região. As atividades aconteceram em conjunto com a paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Lourenço. Tudo começou com a celebração online da Santa Missa, depois uma ‘Live’ sobre “Jesus Misericordioso”, oração com o Terço da Divina Misericórdia e, para encerrar, uma carreata pelas ruas da cidade com a imagem de Jesus Misericordioso. Os organizadores, ao passar com o carro de som, com músicas e oração, anunciavam o tempo da misericórdia do Senhor.

“Foi muito bom! As pessoas estavam sedentas de Jesus! As pessoas se ajoelhavam, outras famílias sofrendo, devido pandemia, rezavam juntos quando viam o carro passar. E, para mim e meu marido, foi tão gratificante que chorávamos com a reação das pessoas” (Andrea Breda, animadora do grupo local).

 

Ceará

“A Misericórdia do Senhor foi derramada naquele lugar!”

Em Barbalha, os missionários contribuíram na realização da Festa da Misericórdia, junto à paróquia Santo Antônio, além de visitas em hospitais.

Veja o relato da missionária Elaine Cecília.

Na paróquia Santo Antônio, participamos do Tríduo em preparação à Festa e no domingo rezamos o Terço da Misericórdia na Matriz. Em seguida, saímos em carreata pelas ruas da cidade. Muitos membros do Movimento estiveram conosco. Paramos em três pontos para dar a benção com o Santíssimo Sacramento: na entrada da cidade, em frente ao hospital Santo Antônio e em frente ao hospital São Vicente. Foi muito forte ver as pessoas nas portas de suas casas emocionadas, acolhendo a visita de Jesus Eucarístico e fazendo as suas orações.

Ainda no dia da Festa da Misericórdia estivemos no Hospital Regional do Cariri, levando a presença de Jesus Sacramentado. Foi uma experiência linda: um pedacinho do Céu aqui na Terra. Vivemos um forte momento de oração na recepção do hospital com alguns colaboradores e familiares dos pacientes que que ali se encontravam internados. Em seguida, saímos pelos corredores e setores do hospital levando a benção de Jesus, visitando leitos e ministrando a misericórdia do Senhor a todos os corações sedentos que encontramos.

A misericórdia do Senhor foi derramada naquele lugar! Enquanto fazíamos o passeio com o Santíssimo dentro do hospital, missionários e jovens da Escola de Evangelização estavam do lado de fora, intercedendo e levando uma Palavra de alento aos que passavam”.

Outras atividades semelhantes no Ceará: Ação junto aos profissionais de saúde no Ceará.

Polônia

 “Se é tempo de grandes misérias, é também tempo de grande misericórdia”

A Polônia já atravessa a chamada “terceira onda da pandemia” e, para vencer os desafios de evangelizar nesse tempo, a criatividade e os meios online são os aliados dos missionários.

Veja aqui: Atividades da Aliança na Polônia durante a Pandemia.

Na terra de Santa Faustina, a Festa da Misericórdia realizada pelos membros da Aliança teve um dia de programação online. Santa Missa com Pe. Pedro, pregações e Adoração Eucarística.

Durante homilia, Padre Pedro bem lembrou: “Se é tempo de grandes misérias, é também tempo de grande Misericórdia. Estamos celebrando a nossa festa, somos um povo tocado pela Misericórdia de Deus”.

Moçambique

“Do mar de Misericórdia brotou gratidão”

No país, foi o dia de renovar a consagração à Divina Misericórdia de Deus com o povo moçambicano. No fim da tarde, uma ação de intercessão foi feita no alto da maior lixeira do país, em Hulene B, onde a Aliança, com o projeto de pastoral social “Eu prefiro o Paraíso” também atua.

 

Veja o relato da missionária Rosana Fernandes.

“Renovamos a nossa consagração à Divina Misericórdia de Deus com nosso povo, que pela primeira vez se comprometeu com as obras de misericórdia nesse mundo, perante Deus e os homens. Entre voluntários e “mamanas”, 16 participantes do projeto social “Eu prefiro o Paraíso!” viveram esse “Pentecostes” conosco. A missionária Aline Emanuela e eu conduzimos o momento de oração. Entre lágrimas e louvores, agradecemos a Deus neste domingo por tanto amor derramado aqui em Moçambique.

Encerramos o domingo da Festa da Misericórdia em oração, ao pôr do sol, no alto da maior Lixeira do país, em Hulene B. Inclinados para o bairro, impomos as mãos sobre as casas, pedimos que a Misericórdia de Deus pudesse cobrir as milhares de pessoas que o Senhor nos confiou.

E Ele se fez no meio de nós, é Emanuel.

Naquele momento, aproximou-se de nós um jovem catador, exausto, que ao final de um domingo ainda estava com uma imensa trouxa de resíduos sobre sua cabeça. E pediu oração. Naquele momento eu sabia, o Amor encarnado e pobre vinha ao nosso encontro, cansado, sedento… Sangue e Água jorraram das portas abertas do Céu”.

“Foi uma experiência forte estar ali na Festa da Misericórdia. Eu refletia sobre essa misericórdia de Deus que primeiro passou por mim, sobre meus pecados e que me salvou.” (Aline Emanuela, missionária)

Conheça o projeto de Bioconstrução, em Moçambique

Uma festa que brota do coração ferido de Jesus

“Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate”. (Diário de Santa Faustina, parágrafo 699)

E assim, com ações sociais, momentos de intercessão, passeios eucarísticos, pregações, louvor… nos dedicamos no anúncio, expressão e celebração da misericórdia, que toca e transforma os corações.

Além das regiões citadas, vejas as demais cidades e países onde também foram preparadas atividades especiais junto à comunidade local.

  • Belo Horizonte/MG
  • Barbacena /MG
  • São José dos Campos/SP
  • Rio das Pedras/SP
  • Ibiúna/SP
  • Rio de Janeiro/RJ
  • Cidade Rahamim – Salto/SP
  • Manaus/AM
  • Venezuela
  • República Dominicana
  • Portugal
  • Bélgica

0 Comments

    Leave a Comment

    11 + 8 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password