Catequizar – uma missão dada pelo próprio Cristo

“Fidelidade ao passado e responsabilidade pelo presente” são “as condições indispensáveis para que a Igreja possa desempenhar a sua missão no mundo” (Papa Francisco)

Quando Jesus envia os apóstolos e manda que preguem o evangelho a toda criatura, o termo “pregar” também pode ser entendido como anunciar e também ensinar. Nesse momento, o próprio Cristo envia os discípulos para anunciar a boa nova, mas também para ensinar as verdades evangélicas a todas as pessoas em todo o mundo, e é daí que o ministério da catequese tem seu início.

No Motu próprio que institui a Catequese como um ministério, o Papa Francisco diz:

“O Ministério Catequético tem origens muito antigas que remontam ao Novo Testamento: de forma germinal, é mencionado, por exemplo, no Evangelho de Lucas e nas Cartas de São Paulo Apóstolo aos Coríntios e aos Gálatas.  

Toda a história da evangelização nestes dois milênios, manifesta com grande evidência como foi eficaz a missão dos catequistas, que asseguraram que a fé fosse um válido sustentáculo para a existência pessoal de cada ser humano, chegando ao ponto de até dar a sua vida para este fim.

Por isso desde o Concílio Vaticano II tem havido uma crescente consciência de que a tarefa do catequista é da maior importância, bem como necessária para o desenvolvimento da comunidade cristã.

Ainda hoje, muitos catequistas competentes e perseverantes realizam uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé, enquanto uma longa série de beatos, santos e mártires catequistas marcaram a missão da Igreja, constituindo “uma fonte fecunda para toda a história da espiritualidade cristã”.

A catequese é um ministério muito importante, um serviço fundamental para a Igreja, pois não é possível amar e seguir aquilo que não conhecemos e através da catequese conhecemos melhor a Deus através da doutrina da Igreja.

A catequese na Aliança de Misericórdia

A Aliança de Misericórdia é conhecida por seu compromisso com a evangelização e o apoio aos menos favorecidos. Na comunidade do Moinho e na Capela São Marcos, em São Paulo, seu trabalho catequético tem se destacado como uma fonte que leva a misericórdia de Deus a dezenas de crianças, adolescentes e adultos.  Os catequistas da Aliança de Misericórdia desempenham um papel fundamental ao compartilhar a mensagem do Evangelho e construir o Reino.

Oração pelos catequistas:

Ó Jesus, Mestre e Modelo de todo catequista, vós que pregastes por toda a parte o evangelho de Deus, abençoai nossos catequistas: homens e mulheres que se dispõem a ensinar vossa mensagem de salvação. Sejam eles mansos e humildes de coração, capazes de acolher, sem excluir ninguém, cada pessoa que vem à vossa procura. Sejam abertos ao Espírito Santo a fim de comunicar a vossa verdade, superar as dificuldades da missão recebida e dar testemunho de alegria e gratuidade na vossa Igreja. Aumentai, Senhor, em nossas comunidades, o número de pessoas dispostas a aplicar os próprios dons a serviço da catequese. Que estes vossos servidores, Senhor, cultivem profundo amor à vossa Palavra e busquem, mediante a instrução e a oração, novas energias para educar na fé uma multidão de seguidores do vosso Reino. Amém!

 

Fonte: Paulinos.org

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password