fbpx

Caminho Quaresmal – Primeiro domingo da quaresma 2021

Acompanhe as meditações do CAMINHO QUARESMAL escritas pelo Pe. João Henrique, fundador da Aliança de Misericórdia, para a primeira semana do tempo da quaresma.

PARA BAIXAR UM ARQUIVO COM TODAS AS MEDITAÇÕES DA SEMANA, CLIQUE AQUI!

1ºDomingo da 1ª Semana (21 de fevereiro)

Palavra do dia: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,15)

1 – Luz da Palavra: 

Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre animais selvagens, e os anjos o serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,12-15).

2 – Texto de Meditação sobre a Misericórdia:

O objeto da devoção ao Sagrado Coração é o amor do Coração de Jesus, principalmente na sua Paixão e na Eucaristia. O amor do Coração de Jesus revelou-se a Santa Gertrudes principalmente nos mistérios da Paixão e da sagrada Eucaristia.

Um dia em que Gertrudes segurava afetuosamente e beijava o seu Crucifixo, Nosso Senhor lhe disse: “Cada vez que o homem age assim, ou apenas olha com devoção um Crucifixo, a misericórdia de Deus se volta para ele”.

O homem deveria então pensar, no seu coração, que estas ternas palavras lhe são dirigidas: “Eis como, por teu amor, eu quis ser pregado, nu, desfigurado, coberto de chagas, com todos os membros, violentamente esticados, numa cruz; e o meu coração é tão apaixonadamente enamorado de ti que, se preciso fosse, para te salvar eu suportaria outra vez de bom grado, só por ti, tudo o que sofri pela salvação do mundo inteiro” (Amor, Paz e Alegria – André Prévot – pag 33).

PARA BAIXAR UM ARQUIVO COM TODAS AS MEDITAÇÕES DA SEMANA, CLIQUE AQUI!

3 – Reflexão: 

Nesta quaresma seria maravilhoso receber esta graça de Deus: a devoção ao Crucifixo, de olhar a Cruz com uma grande devoção, entrando no mistério de amor. Que a cruz possa nos atrair de tal modo que o nosso coração se fixe nele para todo o sempre. Possa a cruz, possa absorver o nosso espírito, para que não conheçamos senão a Ele e a lição de amor que Ele nos dá!

Contemplar a Cruz nos leva a uma verdadeira conversão, porque somos alcançados no mais íntimo do nosso ser e libertos do nosso pecado e curados das nossas feridas.

4 – Propósito:

Procurar hoje fazer um momento de adoração à Cruz ou rezar a via-sacra.

5 – Exame de consciência da noite:

Como foi a minha adoração à Cruz? Onde preciso mudar para deixar-me ser atingido por este Amor?

PARA BAIXAR UM ARQUIVO COM TODAS AS MEDITAÇÕES DA SEMANA, CLIQUE AQUI!

 

0 Comments

    Leave a Comment

    doze − 5 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password