Caminho Quaresmal – Primeiro domingo da quaresma 2021

Acompanhe as meditações do CAMINHO QUARESMAL escritas pelo Pe. João Henrique, fundador da Aliança de Misericórdia, para a primeira semana do tempo da quaresma.

PARA BAIXAR UM ARQUIVO COM TODAS AS MEDITAÇÕES DA SEMANA, CLIQUE AQUI!

1ºDomingo da 1ª Semana (21 de fevereiro)

Palavra do dia: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,15)

1 – Luz da Palavra: 

Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre animais selvagens, e os anjos o serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,12-15).

2 – Texto de Meditação sobre a Misericórdia:

O objeto da devoção ao Sagrado Coração é o amor do Coração de Jesus, principalmente na sua Paixão e na Eucaristia. O amor do Coração de Jesus revelou-se a Santa Gertrudes principalmente nos mistérios da Paixão e da sagrada Eucaristia.

Um dia em que Gertrudes segurava afetuosamente e beijava o seu Crucifixo, Nosso Senhor lhe disse: “Cada vez que o homem age assim, ou apenas olha com devoção um Crucifixo, a misericórdia de Deus se volta para ele”.

O homem deveria então pensar, no seu coração, que estas ternas palavras lhe são dirigidas: “Eis como, por teu amor, eu quis ser pregado, nu, desfigurado, coberto de chagas, com todos os membros, violentamente esticados, numa cruz; e o meu coração é tão apaixonadamente enamorado de ti que, se preciso fosse, para te salvar eu suportaria outra vez de bom grado, só por ti, tudo o que sofri pela salvação do mundo inteiro” (Amor, Paz e Alegria – André Prévot – pag 33).

PARA BAIXAR UM ARQUIVO COM TODAS AS MEDITAÇÕES DA SEMANA, CLIQUE AQUI!

3 – Reflexão: 

Nesta quaresma seria maravilhoso receber esta graça de Deus: a devoção ao Crucifixo, de olhar a Cruz com uma grande devoção, entrando no mistério de amor. Que a cruz possa nos atrair de tal modo que o nosso coração se fixe nele para todo o sempre. Possa a cruz, possa absorver o nosso espírito, para que não conheçamos senão a Ele e a lição de amor que Ele nos dá!

Contemplar a Cruz nos leva a uma verdadeira conversão, porque somos alcançados no mais íntimo do nosso ser e libertos do nosso pecado e curados das nossas feridas.

4 – Propósito:

Procurar hoje fazer um momento de adoração à Cruz ou rezar a via-sacra.

5 – Exame de consciência da noite:

Como foi a minha adoração à Cruz? Onde preciso mudar para deixar-me ser atingido por este Amor?

PARA BAIXAR UM ARQUIVO COM TODAS AS MEDITAÇÕES DA SEMANA, CLIQUE AQUI!

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password