Cafeteria inaugurada na Casa Restaura-me de São Paulo: Um refúgio de cuidado e valorização
Na manhã desta sexta-feira, dia 18, um novo capítulo de solidariedade e inclusão foi escrito na Casa Restaura-me, em São Paulo, com a inauguração do Espaço de Cafeteria Betânia. Inspirado pelo padre Henrique, que associou o nome do local ao lugar onde Jesus costumava descansar na companhia dos seus amigos, a cafeteria surge como um oásis de acolhimento para os moradores em situação de rua da região.
Vanessa Tinelli, Diretora Social da Aliança, compartilhou sua visão sobre a importância dessa iniciativa. “O nosso desejo é que eles, ao entrarem nessa cafeteria, possam se sentir cuidados, amados, possam ter um lugar para descansarem e desfrutar de um bom café. Muitos deles enfrentam olhares discriminatórios quando entram em cafeterias ou mercados devido à sua vestimenta ou aparência. Aqui é um espaço onde serão acolhidos, cuidados e vão poder usufruir com calma. A cafeteria foi construída com a colaboração dos próprios usuários da casa, pessoas em situação de rua. Desde a construção da infraestrutura até a criação da cerca de madeira, eles estiveram envolvidos em todas as etapas.”
PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
A Casa Restaura-me adota um modelo de moeda social, visando a reeducação financeira das pessoas em situação de rua. Elas têm a opção de utilizar essa moeda tanto na mercearia quanto no bazar de roupas e agora na cafeteria. Além disso, a casa abriga um banco interno, onde os residentes recebem setenta “águias” (nome da moeda corrente) mensais por meio dos serviços sociais. Se desejarem mais dinheiro, podem trazer moedas adicionais e acumulá-las para investir em suas necessidades ou até mesmo aprender a administrar e valorizar suas finanças.
A preocupação central é oferecer aos beneficiários a oportunidade de aprender sobre o valor do dinheiro, evitar desperdícios e investir em suas necessidades reais. A equipe da Casa Restaura-me reconhece que muitos moradores em situação de rua enfrentam desafios com o uso irresponsável de recursos, como drogas e álcool. O objetivo é promover a educação financeira para que possam desenvolver hábitos de economia e tomada de decisões mais conscientes.
Um exemplo notável do impacto desses esforços é o testemunho de um dos moradores de rua envolvidos na construção da cerca externa da cafeteria. Ele compartilhou que está aprendendo a valorizar o dinheiro economizado, especialmente em situações de emergência, e a investir em necessidades genuínas.
A inauguração do Espaço de Cafeteria Betânia na Casa Restaura-me é um lembrete de como a união da comunidade pode transformar vidas e proporcionar um ambiente de respeito, cuidado e aprendizado. A iniciativa não apenas oferece um espaço físico para desfrutar de um café, mas também planta as sementes da responsabilidade financeira e do resgate da dignidade para aqueles que há tanto tempo foram marginalizados.
0 Comments