fbpx

Nossa Senhora da Conceição Aparecida Uma Mãe para chamar de nossa!

Nossa Senhora de Aparecida

No alto da Cruz, Jesus nos deu Maria como Mãe e, ao longo da história, pudemos contemplar sua maternidade na vida dos santos e na própria Igreja.

Quando o Brasil foi descoberto, passamos a ter a Imaculada Conceição como especial protetora e mãe do povo brasileiro, pois ela é a protetora do povo português.

Mas, a mãezinha não se cansa de nos surpreender. Em 1717, os pescadores João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, miraculosamente, pescaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a nossa mãe, a Rainha e Padroeira do povo brasileiro.

Uma imagem simples, pequena, com feições mulatas, que tão bem representa o nosso povo. Nossa Senhora Aparecida é uma mãe para chamarmos de nossa. Assim como o povo brasileiro é uma mistura de diversas etnias e culturas, Nossa Senhora Aparecida quis trazer um pouquinho de cada um, e assim podemos dizer que aqui somos todos a cara da nossa mãe!

A Pesca Milagrosa

A pesca que nos trouxe Maria, também trouxe aos pescadores muitos peixes para alimentar suas famílias. Era um claro sinal da presença protetora da Mãe de Deus, não só para aqueles homens, mas para todo o povo.

Ela que, em Caná não deixou faltar vinho, no Brasil não deixou faltar o alimento àqueles que precisavam, seus pobres filhos.

Em 1748, apenas 30 anos após a pesca milagrosa, o jesuíta Pe. Francisco da Silveira escrevia a crônica de uma missão realizada no local e dizia:

“Aquela imagem foi moldada em argila, a sua cor é escura, mas famosa por muitos milagres realizados. Muitos afluem de lugares afastados, pedindo ajuda para suas próprias necessidades”.

A Proclamação de Nossa Senhora como Mãe e Protetora do Povo Brasileiro

A devoção à Nossa Senhora Aparecida se espalhou muito rápido no Brasil. Em sua homenagem, construímos uma das maiores Igrejas dedicadas a Mãe de Deus em todo o mundo.

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

Em 1930, o Papa Pio XI decretou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. E, em 1931, ela foi oficialmente celebrada.

Antes disso, o Imperador Dom Pedro I, já havia consagrado o país à Virgem Santíssima de Aparecida, e pediu-lhe a proteção para proclamar a Independência do Brasil.

Em 1888, a Princesa Isabel ofereceu à Nossa Senhora uma linda coroa de ouro, enfeitada com rubis e diamantes, pagando uma promessa feita anos antes de que lhe faria uma coroa digna da Rainha das Rainhas, caso conseguisse engravidar.

 

Papa Francisco e sua especial devoção por Nossa Senhora Aparecida

O Papa Francisco visitou várias vezes o Santuário de Aparecida, e sempre demonstrou um carinho especial pela Mãe dos brasileiros. Em sua memorável homilia em 2013, o Papa deixou estas belíssimas palavras que reassumem o que significa para o Brasil ter Nossa Senhora Aparecida como sua padroeira:

Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho que ouvimos. Deus sempre nos reserva o melhor. Mas, pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus!

Pode te interessar: Romaria Filhos da Imaculada à Básica de Aparecida

Oração à Nossa Senhora Aparecida

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida.

Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.

Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.

 Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte. 

Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo.

Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.

Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.

Amém.”

Nossa Senhora Aparecida Rogai por nós seus filhos!

 

Fonte: Vatican News

0 Comments

    Leave a Comment

    3 × três =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password