As Faces da Aliança – COM os Pobres

“A Fraternidade Nazaré é caracterizada pela acolhida e convivência COM os pobres, que chamamos “filhos da Aliança”. Com os missionários da Comunidade de Vida, formam uma família à imagem da Família de Nazaré em nossas casas de acolhida”.

Dentre os vários aspectos do Movimento Aliança de Misericórdia, o trabalho junto aos mais pobres tem um tratamento todo especial.

Na evangelização com os pobres precisamos estar no meio deles para ajudá-los a extrair o que eles têm de melhor. Isso é “descer até eles” para os elevar até Deus.

O meio para conseguir é o mesmo dos santos: oração e caridade. Sem a graça de Deus os pobres serão pesados, cansativos e ingratos. Com a graça de Deus eles se tornam imagem do mesmo Deus, pois “todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt 25, 40).

A Aliança de Misericórdia é chamada a dar a vida pelos pobres, e na estrutura da Comunidade de Vida, nossas casas possuem três “faces”, sendo elas: “Com os Pobres”, “Como os Pobres” e “Para os Pobres”.

Ao longo do mês falaremos sobre essas “faces” da misericórdia manifestadas em nossas fraternidades. Hoje daremos um olhar especial para as fraternidades que trabalham COM os Pobres.

Casas Nazaré

Chamamos de “Casas Nazaré” as fraternidades que, à exemplo da Sagrada Família, acolhem o Jesus pobre no cotidiano de uma vida simples e virtuosa.

São as casas de acolhida, onde homens e mulheres reencontram o sentido da vida e redescobrem o valor do trabalho de suas mãos para a sociedade.

Muitos deles, vindos das ruas ou de situações familiares difíceis, trilham o caminho de uma vida interior em Deus, recuperando a autoestima e dando os primeiros passos para a reinserção na sociedade.