Acolhida de refugiados e sem abrigo na Bélgica

“Encontrei essa casa onde eu posso ter um momento de paz”

Atendimento emergencial

MADEMI – Maison Alliance de Miséricorde é o nome do projeto que faz atendimento emergencial e de longo prazo, geralmente, às pessoas em situação de rua e refugiados, na missão da Aliança na Bélgica.

O projeto, que começou em setembro de 2019, acontece da seguinte forma:

Acolhimento noturno com disponibilidade para 14 pessoas. Os atendidos são alojados todas as noites, em quartos coletivos e aquecidos, onde têm direito à alimentação, banho e café da manhã.

Acolhimento de longo prazo com possibilidade de residência para 18 homens e oito mulheres. Nessa modalidade, os acolhidos residem na casa por um período de três meses, podendo ser renovado por mais seis, de acordo com a realidade encontrada.

Saiba mais: O crescimento da missão na Bélgica

Atenção a cada caso

As pessoas que são abrigadas a longo prazo, passam pelo processo de triagem feito durante as noites de atendimento. Residindo junto aos missionários, eles auxiliam nos trabalhos diários da casa.

Além disso, os missionários acompanham seu acolhimento em seu processo médico, social, educacional e profissional, de acordo com as necessidades individuais. Para aqueles que desejam, é também oferecido um caminho de espiritualidade.

Frente à realidade local, o objetivo com o projeto é apoiar essas pessoas no seu processo de reintegração social e busca por estabilidade, incentivando-as a encontrarem um emprego e moradia fixa. Atualmente, residem à longo prazo, cinco homens e quatro mulheres.

Pode interessar: Como funcionam as casas de acolhida da Aliança 

Ambiente dos domitórios de MADEMI - Bélgica.
Refeitório cada de atendimento MADEMI - Bélgica.

Depoimento

“Durante o acolhimento, recebemos um homem de 30 anos, vindo de um país que está em guerra há anos. Durante a refeição, ele contava sua história e dizia que, desde que nasceu, a sua vida se resume a fugir da guerra, da destruição, da morte. Primeiro, ele se mudou da cidade.

Depois, teve que mudar de região, mas ainda no seu país. Depois, teve que mudar de país e há alguns anos que ele procura um lugar para refazer a vida.

Ele nos agradeceu dizendo: ‘Estou feliz porque o sonho da minha vida sempre foi ter um lugar calmo para dormir, sem ter medo do dia seguinte, agora eu encontrei essa casa onde eu posso ter um momento de paz’”.

Esse projeto acontece com doações. Conheça mais sobre essa atividade e saiba como você pode contribuir.

Email: alliancedemisericorde@gmail.com
Página no Facebook MADEMI – Maison Alliance de Miséricorde

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password