Santa Teresa fala sobre ouvir a Deus ao explicar as Moradas

Foto: Linus Sandvide-unplash

Ouvir dentro do castelo, construir sobre a rocha

Para buscar a Deus no interior da alma (onde melhor O encontramos, e com mais proveito para nós que nas criaturas, como disse Santo Agostinho, que aí O achou, depois de O ter procurado em muitas partes), é grande a ajuda quando Deus faz essa mercê.

E não penseis que isto é adquirido pelo entendimento, procurando pensar que temos dentro de nós a Deus, nem pela imaginação, imaginando-O dentro de nós. Bom é isto, e excelente maneira de meditação, porque se funda sobre esta verdade: o estar Deus dentro de nós mesmos; mas não é isto, que cada um pode fazer (com o favor do Senhor, bem se entende).

O que digo é de maneira diferente, e algumas vezes, antes que se comece a pensar em Deus, já esta gente está no castelo, que não sei por onde [entrou]. […]

Deus se revela em nós

Isto não está no nosso querer, senão quando Deus nos quer fazer essa mercê. Tenho para mim que, quando Sua Majestade a faz, é a pessoas que já vão dando de mão às coisas deste mundo […] pelo desejo, pois chama-os particularmente para que estejam atentos às coisas interiores; e creio que, se queremos dar lugar a Sua Majestade, Ele não dará só isto a quem já começou a chamar para mais.

Louve-O muito quem reconhecer isto em si, porque é muitíssimo justo que se entenda a mercê, e a ação de graças que se dá por ela fará com que a alma se disponha para outras maiores. E é também disposição para poder escutar a Deus […] procurar não discorrer, mas estar atentos a ver o que o Senhor opera na alma. […]

Nesta obra de espírito, quem menos pensa e quer fazer é que faz mais. O que devemos fazer é pedir como pobres necessitados diante dum rico imperador e logo baixar os olhos e esperar com humildade. Quando por seus secretos caminhos parece que entendemos que nos ouve, então é bom calar, pois nos deixou estar junto d’Ele.

Santa Teresa de Ávila (1515-1582), carmelita descalça, doutora da Igreja
“Castelo interior”, quartas moradas, capítulo 3, 3-5, Ed. Carmelo, Paço d’Arcos, 2000, rev.

Segundo Fonte de Evangelho Quotidiano

Um ano da vida para Deus

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password