A Família cristã

Todo dia 15 de maio é celebrado o Dia Internacional da Família, após deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta data, em várias partes do mundo sempre há conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar.

Pra nós cristãos, sabemos que essa instituição tem origem divina, nascida de Deus e nunca terá fim. Podemos assim dizer que um lar cristão é então um território sagrado, onde Deus habita através do sacramento do matrimônio e ainda mais no amor vivido entre os membros dessa família.

O Concílio Vaticano II já a tinha chamado de “a Igreja doméstica” (LG, 11) onde Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido e ensinou que: “A salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar” (GS, 47). “Desta maneira, a família, na qual convivem várias gerações, que se ajudam mutuamente em adquirir maior sabedoria e em harmonizar os direitos pessoais com outras exigências sociais, constitui o fundamento da sociedade” (GS, 52).

Temos em nossa doutrina e Tradição tantas certezas e valores dessa chamada Igreja Doméstica, como no CIC 2205 – “A família é vestígio e imagem da comunhão da Trindade”.

Jesus, Filho único de Deus, ao se encarnar, quis habitar numa família, embora seja filho legítimo de Maria Santíssima, fez questão de adotar José como seu pai, formando e confirmando assim o excelso valor dos papéis familiares.

Ataques às famílias

Percebemos no entanto, muitas insidias contra essa instituição, como se uma conspiração contra essa bela e divina “Comunidade de Vida e Amor” (São João Paulo II), tentando desfigurar sua importância na formação integral das pessoas que fazem parte da mesma, diminuindo sua importância, como célula mãe da sociedade.

Não podemos fechar os olhos achando que, sendo de tamanha importância essa instituição divina, estaremos isentos e blindados dos intemperes que ocorrem no mundo; como: filhos rebeldes, crises conjugais, desvios na sexualidade, etc. “Estamos no mundo, mas não somos desse mundo” (Jo17,14).

Precisamos, irmãos, estar atentos a assumir nosso papel de guardiões de nossas famílias! O Senhor nos confia esse Dom Divino, para que possamos ser luz nas trevas, um sinal de Deus por onde estamos. Atentos, zelosos para que o mundo não invada nossa fé!

Os valores cristãos dentro da família

Percebemos muitos casais queixando-se da invasão do mundanismo, modas promíscuas, contravalores em seus lares, perdidos e assustados, querendo saber como fazer pra trazer seus filhos e seu casamento à graça de Deus.

Mas antes é necessário um bom exame de consciência: será que alimentamos e vivemos concretamente os valores evangélicos em nossa família? Temos claro os valores que regem nossa fé cristã?

Precisamos gastar tempo pra conhecer e pôr em prática esses valores em nossa rotina pessoal, conjugal e, consequentemente, familiar. Nossas crianças precisam ver que adoramos a Deus, acima de tudo, trabalho, profissão, família, lazer… Se Deus não ocupa o centro da nossa vida, como podemos formar uma Família Cristã autêntica?

Leia aqui: Associação Aliança de Misericórdia é a primeira OSC a implementar o Programa Famílias Fortes

Família cristã, chamado a ser luz para mundo

Trago aqui um exemplo que ouvi da minha pequena Giaana, 7 anos:

“Mamãe, se Nossa Senhora viesse a nossa casa hoje, nesse dia de chuva, e precisasse de outra roupa, acho que emprestaria essa aqui!”

Me alegrei em ver na simplicidade dela a proximidade e presença da Virgem Maria no nosso lar e ver que embora tão pequena, tenha claro esses valores da modéstia, da solidariedade, da hospitalidade… sinto que precisamos cultivar cada dia mais esses valores tão importantes pra formação e proteção de nossas famílias.

É perceptível que não devemos, e nem é bom, que vivamos numa ilha religiosa e isolemo-nos do mundo, até porque o Senhor nos convida a sermos Luz no mundo. Precisamos sim é formarmos nossa família nos genuínos valores e virtudes cristã, isso sim é um verdadeiro “elixir” contra as insidias maléficas.

Temos uma promessa a nosso favor: “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (Jo17,15). Essa sim é a certeza que a vitória da família cristã é certa, o Senhor nos sustentará com Sua graça.

X Encontro Mundial das Famílias

Em Roma, entre os dias 22 e  26 de junho/2022, aconteceu o X Encontro Mundial das Famílias, com o tema: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”. Através do site oficial do evento, você pode acompanhar todo material preparado a partir dos conteúdos trabalhados. Clique aqui para ter acesso.

Vivian Rinaldi

Esposa, mãe e missionária de vida na Comunidade Aliança de Misericórdia

Clique aqui para seguir a Vivian no Instagram.

Abreviaturas

G.S. Gaudium et spes