São Bernardo de Claraval: Os três natais de Cristo
Cristo vem em três momentos: na carne em Belém, na alma cada dia, e na glória no fim dos tempos.”(Sermão 5 sobre o Advento)
“Estai preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que menos esperardes.”
(Lc 12,40)
São Bernardo de Claraval, doutor da Igreja e mestre da vida interior, nos ensina que o Natal não é apenas a celebração de um fato histórico, mas um mistério que se atualiza em três dimensões:
-
O Natal passado – a vinda na carne em Belém:
Cristo veio em humildade, nasceu da Virgem Maria, deitado numa manjedoura, escondido dos grandes deste mundo. Ele assumiu nossa natureza para nos elevar à Sua. Celebrar este Natal é recordar com gratidão a primeira manifestação do Amor eterno no tempo. -
O Natal presente – a vinda espiritual, na alma de cada fiel:
Cristo deseja nascer no coração de cada homem e mulher que crê. Esta é a vinda que acontece “cada dia”, como dizia São Bernardo. Ele bate à porta do nosso coração (cf. Ap 3,20), esperando ser acolhido com fé viva e amor generoso. Este Natal é pessoal, é hoje, é agora. É o tempo da conversão, da escuta da Palavra, da caridade concreta. -
O Natal futuro – a vinda gloriosa no fim dos tempos:
Jesus virá em glória para julgar os vivos e os mortos. Por isso, o Advento também é um tempo de vigilância e esperança. A liturgia clama: “Vinde, Senhor Jesus!” (Ap 22,20). A cada Natal, somos chamados a renovar essa espera ativa, a olhar para o Céu como meta da nossa caminhada.
“Na sua primeira vinda, Cristo veio em nossa carne e em nossa fraqueza. Na segunda, vem em espírito e poder. Na terceira, virá em glória e majestade.”
(São Bernardo, Sermão do Advento)
0 Comments