Santa Edwiges: A padroeira dos endividados
Santa Edwiges é conhecida como a padroeira dos endividados, é uma santa de grande devoção no Brasil e no mundo. Sua vida foi marcada por atos de caridade, humildade e profundo amor pelos mais necessitados.
Nascida em 1174, no Ducado da Baviera, atual Alemanha, Edwiges pertencia a uma família nobre e, desde cedo, demonstrou inclinação para a vida religiosa.
Casada aos 12 anos com Henrique I, Duque da Silésia, Edwiges se destacou por sua generosidade, mesmo ocupando uma posição de poder. Mãe de sete filhos, viveu sua vida dedicada à fé cristã, à caridade e ao cuidado com os pobres e doentes.
A Santa era uma mulher de oração e compromisso, tendo fundado e sustentado diversos mosteiros, igrejas e hospitais. Um dos mosteiros mais importantes foi o de Trebnitz, onde ela passou seus últimos anos de vida após a morte de seu esposo.
O amor de Santa Edwiges pelos necessitados era tão grande que, mesmo sendo da nobreza, vivia com simplicidade, doando grande parte de suas riquezas para ajudar os pobres e aqueles em situação de vulnerabilidade. Após a morte de seu marido, Edwiges tomou a decisão de viver de forma ainda mais austera, seguindo a vida monástica e dedicando-se inteiramente à oração e ao serviço ao próximo
Um dos principais milagres atribuídos a Santa Edwiges ocorreu após a sua morte, envolvendo a cura milagrosa de uma criança que havia nascido com deficiência física. De acordo com os relatos, a família da criança orou fervorosamente pedindo a intercessão de Edwiges, e, após esse ato de fé, a criança foi curada, o que foi considerado um sinal claro da santidade da Duquesa da Silésia.
Outro milagre importante que ajudou a consolidar sua fama de santidade foi a libertação de um prisioneiro injustamente condenado. Segundo a tradição, esse homem, condenado por um crime que não cometeu, implorou a ajuda de Santa Edwiges em oração. Logo após, a sua situação se reverteu de forma inexplicável, resultando em sua libertação.
Esses e outros milagres atribuídos à sua intercessão foram investigados pela Igreja, o que levou à sua canonização em 1267, pelo Papa Clemente IV. Santa Edwiges foi elevada aos altares como exemplo de fé, dedicação aos pobres e confiança na providência divina.
Por que Santa Edwiges é Padroeira dos Endividados?
Santa Edwiges se tornou padroeira dos endividados devido à sua atuação em favor dos pobres e dos que enfrentavam dificuldades financeiras. Durante sua vida, a Santa ajudou muitas pessoas a se livrarem de dívidas, pagando suas contas e intercedendo por elas em situações de dificuldade econômica. Por isso hoje, muitos fiéis pedem a intercessão da santa em suas dificuldades financeiras.
A devoção a Santa Edwiges cresceu ao longo dos séculos, principalmente entre os que enfrentam problemas financeiros e que enxergam nela uma aliada poderosa em suas batalhas contra as dificuldades econômicas.
Oração a Santa Edwiges
“Ó Santa Edwiges, vós que fostes na terra o amparo dos pobres, desvalidos e endividados, e no céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante vos peço que sejais minha advogada, para que obtenha de Deus o auxílio que urgentemente preciso: (fazer o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Amém.”
0 Comments