São Lourenço – padroeiro dos diáconos
São Lourenço é um santo espanhol e mártir, que deu a vida pela defesa da verdade.
Pequena Biografia
São Lourenço nasceu no ano de 225, foi um diácono do início da Igreja em Roma. O Santo é considerado um dos guardiões dos bens da Igreja, responsável pela manutenção da Igreja à ajuda aos pobres. O Santo foi ajudante do Papa Sisto II.
Em 257, os cristãos começaram a ser perseguidos e mortos por ordem do imperador Valeriano I. Em 258, o Papa Sisto II, de quem são Lourenço era diácono foi decapitado.
A tradição nos conta que, ao caminhar para o lugar da execução, São Lourenço caminhava junto ao papa e dizia:
“Aonde vai sem seu diácono, meu pai? Jamais oferecestes o sacrifício da missa, sem que eu vos acolitasse!”
O papa, comovido com essas palavras de dedicação filial, respondeu:
“Não estou te abandonando, meu filho! Deus reservou-te provação maior e vitória mais brilhante, pois és jovem e forte. Velhice e fraqueza fazem com que tenham pena de mim. Em três dias você me seguirá”.
Martírio de São Lourenço
Depois da morte do Papa, o imperador exigiu que a Igreja lhe entregasse todos os seus bens, dentro de três dias. São Lourenço, então, apresentou os pobres que eram acudidos pela Igreja e disse ao imperador: “Estes são os bens da Igreja”.
O imperador, movido pelo ódio, ordenou a execução do santo, mandando queimá-lo vivo.
A tradição nos diz que São Lourenço manteve a alegria no momento da execução e dizia aos soldados: “agora podem me virar, este lado já está assado”.
O nome “Lourenço” significa: “Coroa feita de louro”, como os vencedores recebiam após suas vitórias.
Dessa forma, São Lourenço obteve a vitória em sua paixão, ao entregar sua vida por Cristo e não negar sua fé, defendendo até o fim a Verdade do Evangelho.
Devoção
Por causa de seu martírio e do grande testemunho de fé, São Lourenço é o padroeiro dos diáconos, além de ser mencionado na ladainha de todos os santos e na oração eucarística número 1:
“Em comunhão com toda a Igreja, veneramos a sempre Virgem Maria, Mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo; e também São José, esposo de Maria, os santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André (Tiago e João, Tomé, Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simão e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornélio e Cipriano, Lourenço e Crisógono, João e Paulo, Cosme e Damião) e todos os vossos Santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteção.”
Oração de São Lourenço
“Dai-nos, Senhor, a Graça de sermos sempre resolutos e corajosos para enfrentarmos os combates, em nome da Verdade e da fé. Concedei-nos, pela intercessão de Vosso Servo São Lourenço, a Graça que vos pedimos. Por Cristo Jesus, amém.”
São Lourenço, rogai por nós!
Pode te interessar também:
- São Tomás More e São João Batista: dar a vida pela Verdade
- A verdade nua e crua
- Santidade brasileira – quem são os santos brasileiros?
0 Comments