Vínculos dos membros de aliança e amigos, da região de São Paulo
Aconteceu no domingo, dia 08, os vínculos da família Aliança, dos membros da Comunidade de Aliança e Amigos do Carisma, da região de São Paulo.
Celebração modificada
A Missa foi celebrada no Centro de Evangelização, no Botuquara. Foram 309 pessoas que renovaram ou fizeram os vínculos no segundo elo (missionário de aliança) pela primeira vez. Vale lembrar que o encontro anual de todo o movimento para os vínculos ocorre de maneira regional devido às medidas restritivas de combate ao covid-19.
Missionários de aliança de diversas cidades celebraram (presencialmente e online) com alegria este dia: Alvares Machado, Capela do Alto, Ibiúna, Itapetininga, Itu, Jaú, Pedreira, Piracicaba, Praia grande, Quedas do Iguaçu-PR, Rio Claro, Sacramento-MG, São José dos Campos, São Lourenço da Serra, São Paulo.
Manter a chama acesa
Padre Evandro, vice-presidente da Aliança de Misericórdia, fez questão de dar graças pela vida de todos os membros da Aliança, pela vida dos fundadores e coordenadores.
Depois, fazendo referência ao Evangelho do domingo (as virgens prudentes), fez uma comparação com a vida do fiel que vai ao encontro do Senhor.
“Este movimento de sair ao encontro faz com que a Aliança permaneça viva. Tudo que está parado morre”, disse o sacerdote, reforçando ainda um aspecto da ascética cristã sobre o ato de “madrugar para meditar a Palavra”, o que auxilia a alma a permanecer vigilante.
Ele explicou que a luz interior que recebemos no batismo deve ser mantida por nós a cada dia através da vida de oração: “Vós sois a luz do mundo”(Mt 5,14).
Continuando, lembrou que para que as nossas lâmpadas estejam acesas quando o noivo chegar, precisamos manter, além da vida de oração, o alimentar da vida de caridade e amor fraterno. Concluiu partilhando diversas experiências da evangelização de rua junto aos mais pobres emocionando a todos.
Vivendo os tempos
Assumindo a fala, Padre Custódio, presidente da Obra, destacou que este ano em que a Aliança completou 20 anos, em meio aos planos de eventos e encontros comemorativos, a pandemia mudou tudo.
Partilhou um pouco sobre a sua experiência no período em que ficou internado com covid-19 e que, sob o risco eminente de morte, reforçou o seu propósito de passar a vida procurando fazer o bem.
Logo após a homilia, seguiu-se o rito dos vínculos. Padre Custódio mudou um aspecto do rito que foi muito significativo, pedindo que a Comunidade de Aliança e Amigos, também aqueles que quisessem, se prostrassem no momento da Ladainha de Todos os Santos.
Um detalhe muito bonito foi a presença das crianças que fazem parte do grupo Estrelinhas da Paz e professaram os vínculos ao Carisma, dentro desse chamado. Este grupo atua exclusivamente na evangelização das crianças pelas próprias crianças. Elas se tornam propagadores da mensagem do Evangelho e da devoção à Maria.
22/11 – Vínculos de todos os membros em: Belo Horizonte-MG mais três cidades, Manaus-AM e missões fora do Brasil.
06/12 – Vínculos de missionários de aliança em Criciúma-SC;
12/12 – Vínculos de todos os membros do Ceará;
13/12 – Vínculos da Comunidade de Vida, em São Paulo e região.
0 Comments