404 Not Found


nginx
Arca de Noé e Dilúvio - 7 lições para esse tempo de pandemia

Arca de Noé e Dilúvio – 7 lições para esse tempo de pandemia

É evidente que o tempo que estamos atravessando é bastante difícil. Muitos indagam a Deus sobre a Sua existência e presença, mas é na Palavra uma das formas que Ele fala ao Seu povo. Sendo assim, no livro de Gênesis podemos ver a história da Arca de Noé e, de forma muito singela, desfrutar grandiosos ensinamentos para esse tempo.

Abaixo, trago 7 lições que podemos tirar para viver bem esse tempo de pandemia.

Arca de Noé e o Dilúvio

1 – Temos que entrar na Arca/Igreja:

Noé entra na barca e consequentemente entra na igreja que estava dentro de si. Ele não tinha nenhum santuário, templo no qual pudesse ali elevar a sua oração a Deus. Assim somos nós, incapacitados de fazermos nossas visitas à igreja.

Distantes fisicamente da eucaristia, da confissão, mas, na certeza de contemplarmos o Belo no nosso interior, no íntimo. Hoje, nossa casa se torna a Igreja Doméstica que São João Paulo II tanto sonhava para as famílias cristãs. Este é o tempo propício para, de dentro do nosso quarto, elevarmos a nossa oração a Deus que no céu nos escuta. Na impossibilidade de tê-Lo fisicamente na eucaristia, somos chamados comungá-Lo de forma espiritual.

2 – Eles entraram juntos e cuidaram uns dos outros:

Na Igreja estamos vivendo um tempo muito importante: a quaresma. Tempo esse que nos pede alguns passos, como a caridade. Aliado a isso, os órgãos de saúde têm despertado em nós o desejo de cuidar daqueles que neste tempo mais precisa, os nossos velhinhos! Esses, que muitas vezes são esquecidos pela sociedade, mas que tanto nos ensinam. Imaginem o cansaço que Noé e sua família viveram dentro daquela arca, o quanto o amor tinha que ser presente entre eles.

Eles estavam juntos, pois confiavam juntos, rezavam juntos, eles eram uma só voz. A caridade é, sobretudo, dar-se ao outro. Portanto, cuidemo-nos não só destes, mas de todos, para assim sermos uma só voz.

3 – A tempestade pode extrair o melhor de nós:

A tempestade enfrentada com esperança não se torna somente uma crise, mas uma possibilidade de sermos melhores. Em Noé, podemos perceber que a dificuldade pode despertar em nós dons até então desconhecidos. Se analisarmos, o dom da liderança foi descoberto por Noé como uma fantástica gratuidade de Deus.

Não foi uma tarefa fácil gerenciar a sua família, os animais e a aquela estrutura que os protegia. Pensando nos tempos de hoje, tantas pessoas que se levantam, sobretudo nas redes sociais. Inúmeros religiosos, políticos, profissionais da área da saúde, dentre outros, descobrem que podem ser instrumento de cuidado de Deus. E você? O que este tempo tem te perguntado? Quais os dons desconhecidos têm se apresentado? Este é o tempo de encontrarmos a nossa melhor versão!

4 – Seja obediente

Na Palavra vemos que Deus se alegra mais em sermos obedientes no que por nossa oferta se sacrifícios. Se Noé não fosse obediente a Deus, seguido a sua própria vontade, não teria se salvado. Muitos zombavam dele e da sua família. É na humildade que Noé se ampara no abandono à obediência a Deus. Por confiar em Deus, Noé O obedece.

Sejamos obedientes às autoridades que neste tempo têm nos direcionado, ainda que sejam contra os nossos pensamentos e visão de mundo. A desobediência neste tempo pode nos livrar ou não do dilúvio. Vale ressaltar, o Titanic foi feito por profissionais e afundou, a arca foi feita por amadores e permaneceu em pé. Seja obediente!

Sobretudo, estejamos atentos ao que Deus tem nos pedido. Peçamos e confiemos ao Pai os nossos superiores, para que sejam conduzidos de forma obediente à Sua vontade.

5 – Encontrar formas de viver bem o confinamento:

Sim! Foi difícil viver todo aquele tempo confinados. Imagina todas aquelas pessoas com pensamentos e comportamentos diferentes vivendo em um mesmo ambiente e o mal cheiro produzido pelos animais dentro daquele espaço fechado. Ainda assim foi possível atravessar.

Acredito que Noé teve que se inovar para manter um ambiente agradável naquele lugar. Ele tinha um objetivo. Nesse tempo, de forma muito sábia, ele poderia viver com maior profundidade com aqueles que Deus o confiou. E assim o fez.

Que este tempo também seja oportuno para isto, além de aproveitar os nossos, podemos nos reconectar a nós mesmos. Como tem sido a nossa vida? Estamos vivendo ou somente existindo? O que temos feito diante do que nos é pedido?

6 – É preciso viver um dia de cada vez:

É verdade que este tempo tem causado em todos nós inúmeras incertezas. A impossibilidade de termos clareza daquilo que está a nossa frente nos atormenta, deixa triste e gera angústia. Mas é na confiança de que o dia de hoje está alicerçado em Deus que a graça do abandono se solidifica.

Precisamos nos recolher no Pai com confiança, a fim de que nEle, a paciência tudo alcance. Não é tempo de pressa. Na arca estava o leopardo e o caramujo, o animal mais veloz e o mais lento, velocidade nem sempre é importante. O dia de hoje é presente, portanto, abra-o e viva-o de forma a ser total no chronos da sua existência.

7 – A tempestade vai passar

Na literatura vemos que o dilúvio durou por volta de 370 dias, ou seja, trazendo para nossa realidade, um pouco mais de um ano. Mas, a tempestade passou! Ainda que fosse possível viver pequenas crises no confinamento, a confiança em Deus foi a melhor solução. Assim sendo, não estejamos sozinhos.

Que seja Deus, através daqueles que estão ao nosso redor, a nos encorajar a permanecer até o fim, firmes na rocha, tendo a certeza de que o dilúvio passará e a terra firme estará pronta a nos acolher para um novo tempo e uma nova geração.

Por fim, em Noé, o lenho da arca protege a humanidade do dilúvio. Jesus, por Sua vez salva a humanidade através do lenho da Cruz. Adentremos, portanto, a arca que prefigura a Igreja.

Que através da água do dilúvio que lava a humanidade para novos tempos, a exemplo do batismo que nos purifica de todo o pecado, vivenciemos esta realidade na esperança de um novo tempo e uma nova geração que se ergue.

A nossa experiência comporá o arco-íris que nos espera ansiosamente!

Ysrael Gledson
Comunidade de Aliança em Caririaçu/CE

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password