Santa Isabel exemplo de caridade

Nesse dia 17 de novembro, a Igreja celebra o Dia Mundial dos Pobres e o dia de Santa Isabel da Hungria, uma jovem mãe que aproveitou sua condição de nobreza para ajudar Cristo nos mais pobres.

Santa Isabel, aparenta uma santidade daquelas que parece ter vindo do berço. Nasceu em 1207, na Hungria e aos 13 anos de idade casou-se com o poderoso Duque Luiz, que possuía muitos bens.

Santa Isabel fazia bom uso da imensa riqueza de seu esposo, distribuindo aos pobres generosas esmolas. Ela, por sua vez, não se contentava em simplesmente dar moedas ou alimentos.

Amor como doação integral

Seu amor a Deus a impelia a ações muito mais generosas. Certa vez, um leproso pedia esmola na porta do castelo. Isto causava profunda irritação a muitas pessoas da corte, sobretudo aos seus dois cunhados.

Guiada por uma inspiração divina, a jovem desceu até lá, tomou o homem pela mão, levou-o até seu quarto e o fez deitar-se na cama do casal. Após tratar de suas chagas, deixou-o repousando, coberto com um lençol.

Em toda sua trajetória, a santa demonstrava imenso amor aos mais necessitados. Na Turíngia, uma fome assolou toda a Alemanha e nessa terrível situação, a única ocupação de Isabel, dia e noite, era socorrer os infelizes. Transformou seu castelo na “morada da caridade sem limites”, como escreve um de seus biógrafos. Distribuiu aos indigentes todo o dinheiro do tesouro Ducal.

Servir os pobres

Vencendo a oposição de alguns administradores, mandou abrir os celeiros do castelo e ela mesma dirigiu a distribuição de tudo, sem nada reservar para seus próprios familiares.

Fundou três hospitais para auxiliar os doentes: um para mulheres pobres, outro só para crianças e um terceiro para todos em geral.

Santa Isabel da Hungria, reluz muito a solicitude para com os necessitados. Mas ela era exímia na prática de todas as virtudes. Poucas pessoas levaram tão longe quanto ela o desapego aos bens desta terra e a conformidade amorosa com a vontade de Deus.

Dia dos pobres fundada pelo Papa Francisco

Hoje também comemoramos a data emblemática implantada pelo Papa Francisco em 2017, o DIA MUNDIAL DOS POBRES, que contempla iniciativas em favor de pessoas sem teto que sobrevivem em situação de rua.

Vila Cuore

Transformar a realidade dos pobres é um dos maiores objetivos da Aliança de Misericórdia. Dentre tantas ações, a “Vila Cuore” é um projeto amplo que proporciona educação, formação profissional, apoio, proteção e prevenção, oferecendo um espaço atrativo e humanizado de educação, convivência, esporte, cultura e artes.

Conheça mais sobre a Vila Cuore

Boa parte dos recursos surge através de um grupo com mais de 60 mulheres voluntárias que também colocam seus dons e bens à disposição dos mais pobres, criando pontes de misericórdia, assim como fazia a rainha Santa Isabel.

Leia também: Conheça a campanha “Natal de Misericórdia” 

A Vila Cuore proporciona lazer, cultura e capacitação profissional para crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, moradores da região de Taipas, Perus e Botuquara.

Atualmente, o curso de gastronomia tem um grande destaque frente à sustentabilidade e o empreendedorismo.

Formatura Curso de Gastronomia/2019 – Vila Cuore

Um projeto que viabiliza a transformação social torna-se um incentivo para nossas ações diárias nesse dia dos pobres. Qual sua ação de transformação na vida do outro? Qual sua contribuição diante das necessidades dos pequeninos?

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password