Dom Bosco: uma vida doada pelos jovens mais pobres

São João Bosco ou Dom Bosco como é mais conhecido no Brasil, é o padroeiro da juventude.

Com o chamado ao sacerdócio e com a especial missão de evangelizar a juventude, Dom Bosco dedicou sua vida ao cuidado e ensino dos jovens, especialmente os mais pobres.

Dom Bosco nasceu em Castelnuevo d’Asti, cidade próxima a Turin na Itália, e desde cedo sentiu que Deus lhe chamava ao sacerdócio. Sua mãe, a Venerável Margarida Occhiena, lhe incentivou a ser um sacerdote para os favoritos de Deus, os que mais precisavam: os pobres.

Seguindo o ensinamento de sua mão, Dom Bosco teve como objetivo ser um sacerdote para os mais pequeninos, os pobres de Deus, e encontrou nos jovens carentes, os meninos de rua de Turim, o seu povo, aqueles a quem o Senhor o confiava.

Foi após um sonho profético onde via uma multidão de jovens se perdendo em roubos e violência, que tomou para si a missão de ser o grande evangelizador da juventude.

Órfão de pai, Dom Bosco soube ser um Pai Espiritual para cada um de seus jovens.

Criou o Oratório São Francisco de Sales, onde oferecia moradia, educação, catequese e segurança para esses jovens.

Desse oratório, surgiu a obra Salesiana, que hoje oferece educação a crianças e adolescentes no mundo inteiro com seus colégios e obras sociais.

Dom Bosco foi responsável por tirar muitos jovens da rua e lhes dar uma educação de qualidade, oferecendo ensino profissional e aquilo que tinha de mais valioso: sua fé em Jesus Cristo.

Um de seus lemas mais famosos é: “Basta que sejais jovens para que eu vos ame”. Esse lema expressa de forma simples a profundidade do chamado de São João Bosco e o tamanho de seu exemplo para a atualidade.

Diariamente, centenas de jovens se perdem nas drogas, no individualismo, na pornografia, na depressão e em tantos outros males que atingem a nossa juventude, e ainda hoje devemos seguir o exemplo de Dom Bosco, que consumiu sua vida por amor aos jovens mais pobres, pobres materialmente e pobres de espírito.

Dom Bosco é um dos santos de devoção da Aliança de Misericórdia, seu exemplo de doação pela juventude é um grande exemplo para nós.

Num tempo onde o individualismo é tão presente na sociedade, pedimos a intercessão de Dom Bosco para que possamos sempre e cada vez mais, doar nossas vidas por aqueles que mais precisam.

Dom Bosco, Rogai por Nós!

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password