40 frases de São João Bosco para te ajudar na vida espiritual
São João Bosco, ou Dom Bosco como é mais conhecido no Brasil, é um santo católico, foi padre e fundador dos Salesianos.
Conhecido mundialmente e aclamado pelo Papa João Paulo segundo como o “Pai da Juventude”, desenvolveu um bonito trabalho de educação e evangelização com os jovens, especialmente os mais pobres e de rua.
Trabalho esse que permanece vivo até hoje com seus discípulos Salesianos, que são uma referência na educação de crianças e jovens no mundo todo.
Separamos algumas frases famosas de grande santo que podem nos acompanhar e nos inspirar para que você possa anotar em seu caderno, diário e sempre levar com você.
Frases de Dom Bosco
- “Basta que sejam jovens para que eu os ame”.
- “Amai-vos, aconselhai-vos e corrigi-vos mutuamente, mas não haja nunca entre vós inveja nem rancor; antes, o bem de um seja o bem de todos”.
- “Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens”.
- “Se querem que nossa vida seja sempre alegre e tranquila procurem viver sempre na graça”.
- “Nossa vida é presente de Deus; o que fazemos com ela é o nosso presente a Ele”.
- Conservem no coração o tesouro da virtude, porque possuindo-o vocês têm tudo, mas se o perderem, vocês se tornarão os homens mais infelizes do mundo”.
- “Ganhem o coração dos jovens por meio do amor”.
- “Querem estar sempre satisfeitos e risonhos? É a obediência a que nos leva a essa alegria”.
- “A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos”.
- “As mães da terra nunca abandonam os seus filhos. O mesmo faz Maria que tanto ama os seus filhos ao longo da vida; com que ternura, com que bondade não irá ela protegê-los nos últimos instantes, quando a necessidade é maior?”.
- “Tende cuidado da vossa saúde. Trabalhai, mas não além do que comportam as vossas forças”.
- “Faça o que pode, Deus fará o que não podemos fazer. Confie sempre em Jesus Sacramentado e em Nossa Senhora Auxiliadora e verá o que são milagres”.
- “A caridade suporta tudo. Por isso não haverá verdadeira caridade quem não se dispuser a suportar os defeitos dos outros”.
- “Em todo jovem, mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”.
- “Mais vale prevenir do que remediar”.
- “Com a comunhão frequente os tornareis muito queridos por Deus e pelos homens, e Maria Santíssima os concederá a graça de receber os Santos Sacramentos ao fim da vida”.
- “Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora, que encha o coração de confiança, do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade”.
- “É quase impossível ir ter com Jesus se não se vai por meio de Maria”.
- “Dai-me almas e ficai com o resto o que me importa é juventude santa”.
- “Uma educação eficaz apoia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade”.
- “Ninguém se salva ou se condena sozinho”.
- “Seja com Deus como o passarinho que sente tremer o ramo, mas continua a cantar, porque sabe que tem asas”.
- “Deus nos colocou no mundo para os outros”.
- “Fazei que o mundo conheça que sois pobres no vestuário, no alimento, na habitação e sereis ricos diante de Deus, e conquistareis o coração dos homens”.
- “Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado”.
- “Os três inimigos do homem são: a morte que o surpreende, o tempo que escapa, e o demônio que nos arma seus laços”.
- “Sê devoto de Maria Santíssima e serás certamente feliz”
- “Ser bom não consiste em não cometer falhas, mas na vontade de corrigir-se”.
- “Trabalhar com amor é orar com as mãos”.
- “Quando for tentado, não espere que a tentação se apodere de seu coração, rapidamente se livre dela pela oração ou com alguma ocupação lícita”.
- “É preciso trabalhar como se a gente não fosse morrer nunca, e viver como se a gente devesse morrer todos os dias”.
- “Suporta de bom grado os defeitos alheios, se queres que os outros suportem os seus”.
- “Que sua língua não fale uma só palavra enquanto tiver o coração agitado”.
- “Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão”.
- “Procurai almas e não dinheiro, honras, dignidades”.
- “Alegria, estudo, piedade. Este é o grande programa. Se o seguir, poderá viver feliz e fazer muito bem à sua alma”.
- “Se querem que nossa vida seja sempre alegre e tranquila procurem viver sempre na graça”.
- “Para trabalhar com sucesso, tenha caridade no coração e paciência na execução”.
- “Fale pouco de você e menos ainda dos outros”.
- “Ai de quem trabalhe esperando os louvores do mundo; o mundo é um mau pagador, e paga sempre com ingratidão”.
Veja também: Dom Bosco: uma vida doada pelos jovens mais pobres
Carta de São João Bosco à juventude:
“Caros jovens,
O demônio tem normalmente duas artimanhas principais para afastar da virtude os jovens. A primeira consiste em persuadi-los de que no serviço de Deus existe uma vida triste sem nenhum divertimento nem prazer. Mas isto não é verdade, meus caros jovens. Eu vou lhes indicar um plano de vida cristã que poderá mantê-los alegres e contentes, fazendo-os conhecer ao mesmo tempo quais são os verdadeiros divertimentos e os verdadeiros prazeres, para que vocês possam exclamar com o santo profeta Davi: ‘Sirvamos ao Senhor na santa alegria’.
A segunda artimanha do demônio consiste em fazê-lo conceber uma falsa esperança duma longa vida que permite converter-se na velhice ou na hora da morte. Prestem atenção, meus caros jovens, muitos se deixaram perder por esta mentira. Quem nos garante que chegaremos à velhice? Se se tratasse de fazer um pacto com a morte e de esperar até então… Mas a vida e a morte estão entras as mãos de Deus que dispõe de tudo a seu bel prazer.
E mesmo se Deus lhe concedesse uma longa vida, escutai, entretanto, sua advertência: ‘o caminho do homem começa na juventude, ele o segue na velhice até a morte’. Ou seja, se, jovens, começamos uma vida exemplar, seremos exemplares na idade adulta, nossa morte será santa e nos fará entrar na felicidade eterna. Se, pelo contrário, os vícios começam a nos dominar desde a juventude, é muito provável que eles nos manterão em escravidão toda a nossa vida até a morte, triste prelúdio a uma eternidade terrível. Para que esta infelicidade não lhes aconteça, eu lhes apresento um método, vida alegre e fácil, mas que lhes bastará para se tornarem a consolação de seus pais, a honra de pátria de vocês, bons cidadãos da Terra, em seguida felizes habitantes do céu…
Meus caros jovens, eu os amo de todo o meu coração e basta-me que vocês sejam jovens para que eu os ame extraordinariamente. Eu lhes garanto que vocês encontrarão livros que lhes foram dirigidos por pessoas mais virtuosas e mais sábias que eu em muitos pontos, mas dificilmente vocês poderão encontrar algum que os ame mais que eu em Jesus Cristo e deseja mais felicidade para vocês.
Conservem no coração o tesouro da virtude, porque possuindo-o vocês têm tudo, mas se o perderem, vocês se tornarão os homens mais infelizes do mundo.
Que o Senhor esteja sempre com vocês e que Ele lhes conceda seguir os simples conselhos presentes, para que vocês possam aumentar a glória de Deus e obter a salvação da alma, fim supremo para o qual fomos criados. Que o Céu lhes dê longos anos de vida feliz e que o santo temor de Deus seja sempre a grande riqueza que os cumule de bens celestes aqui e por toda a eternidade”.
Veja também: São João Bosco padroeiro da juventude
Oração a São João Bosco:
“Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu”.
São João Bosco, rogai por nós.
0 Comments