fbpx

1º Elo – Comunidade de Vida

Anualmente, os membros da Aliança renovam, ou professam pela primeira vez, seus vínculos ao Carisma. A Santa Missa que celebra esse momento acontece por regionais, diante do crescimento do Movimento e seus diversos locais de atuação.

 

Este ano, em decorrência da pandemia, as regionais precisaram se adaptar a essa realidade, seja com transmissão online, onde alguns membros fizeram o vínculo a distância, seja com número bem reduzido e limitado de pessoas presencialmente, ou ainda, uma celebração particular, como aconteceu na Bélgica.

 

Leia aqui: Vínculos em três estados brasileiros e dois países

 

Contudo, independente dessas adaptações, os testemunhos daqueles que fizeram seus vínculos são de unidade de coração e gratidão a Deus pelo chamado, respondido nesse Carisma, sendo configurado em três elos: Comunidade de Vida; Comunidade de Aliança e Amigos Missionários.

 

Leia mais sobre a Missa dos vínculos em São Paulo

 

Numa série de textos, vamos nos aprofundar nesses elos, segundo o que diz os Estatutos da Família Aliança de Misericórdia:

 

Comunidade de Vida

 

A Comunidade de Vida Imaculada do Espírito Santo forma o primeiro elo do Movimento. É composta por Missionários Consagrados, Casais Missionários e Missionários no Mundo, que, unidos por um laço que supera o natural, vivem como verdadeiros irmãos e são articulados em fraternidades.

 

Missionários Consagrados

São irmãos e irmãs, que movidos pelo Espírito Santo, entregam-se totalmente a Deus por meio do Vínculo de Holocausto, assumindo os compromissos da vida celibatária para mais ardentemente amar o Senhor e mais livremente servir aos irmãos. Podem ser também clérigos e candidatos ao sacerdócio.

Casais Missionários

São casais e vocacionados ao matrimônio, que entregam-se a Deus por meio do Vínculo de Oblação, sendo testemunhas evangélicas da santidade no matrimônio e de sua missão para a santificação do mundo. Assumem a vida em comunidade e são totalmente disponíveis para a realização da única missão da família Aliança de Misericórdia.

 

Missionários no Mundo

São leigos, casados, solteiros ou celibatários, que, inseridos no mundo, entregam-se a Deus testemunhando a Boa-Nova do Evangelho e a mensagem da Misericórdia no seu cotidiano e na sua realidade familiar, social e profissional. Assumem o Vínculo de Oblação e fazem referência a uma fraternidade.

 

Os “rostos” fraternos da comunidade de vida

Os membros da Comunidade de Vida vivem em fraternidades, que por sua vez são configuradas internamente como: Casa Belém, Casas Nazaré e Casas Cenáculo .

“As três formas de fraternidade expressam a radicalidade da única escolha de consumir todas as nossas forças e até a nossa própria vida para evangelizar”. (Estatutos Nº77)

Fraternidade Belém: chamado a viver “COMO” os Pobres

Os missionários que vivem nas fraternidades Belém, são inseridos nos “bolsões” da pobreza, e são chamados a ser expressão de misericórdia no meio dos mais pobres. Assim como aconteceu historicamente em Belém, onde Jesus nasceu na simplicidade, nessas fraternidades, os missionários têm por missão o anúncio da Boa Nova, fazendo com que nasça Jesus em meio à essa realidade. Missão essa que muitas vezes acontece pela simples presença, sendo sinal de acolhida para muitos, de paz, de esperança, de quem se importa…

Saiba como nasceu a missão Belém Moinho

Fraternidade Nazaré: chamado a viver “COM” os pobres

Estas fraternidades são caracterizadas pela convivência “COM” aqueles que chamamos de “filhos da Aliança”: irmãos abandonados, ex-moradores de rua, órfãos, marginais, ex-presidiários. Pessoas em situação de vulnerabilidade, que decidem mudar o rumo de suas vidas.

Como a família de Nazaré, “a alma desta fraternidade é constituir uma mesma família entre os irmãos internos e os acolhidos“. Tendo por missão  contribuir para que os laços outrora rompidos com a sociedade e com a própria família de origem possam ser reatados e, com a graça de Deus, levá-los a uma plena reinserção social.

Fraternidade Cenáculo: chamado a viver “PARA” os Pobres

Nessas fraternidades, que são como elo de conjunção entre pobres e ricos, os missionários são chamados ao ministério do anúncio da misericórdia, que alcança a pobreza material e espiritual.

 

São casas onde ricos e pobres se sintam bem acolhidos, oferecendo um espaço para o encontro do tesouro escondido do Evangelho (cf. Mt 13,44).

 

Saiba onde estamos como Comunidade de Vida

 

  • São Paulo
  • Ibiúna
  • São Roque
  • São José dos Campos
  • Tremembé
  • Piracicaba
  • Belo Horizonte
  • Barbacena
  • Rio de Janeiro
  • Ceará
  • Manaus
  • Polônia
  • Bélgica
  • Portugal
  • Itália
  • Venezuela
  • República Dominicana
  • Moçambique

 

No próximo texto, falaremos sobre o 2º Elo – Comunidade de Aliança. Acompanhe aqui no site.

0 Comments

    Leave a Comment

    vinte − dezessete =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password