fbpx

Missa de Vínculos em três estados brasileiros e dois países

Minas Gerais, Amazonas, Rio de Janeiro, Moçambique e Venezuela, foram as regiões que celebraram os vínculos, de forma simples, contudo, com o coração alargado em resposta ao chamado de Deus.

Neste ano, onde a Aliança celebra seus 20 anos de fundação, muitos momentos de celebração foram pensados. Alguns, devido ao tempo de pandemia, não puderam acontecer ou foram adiados. Dentre eles, a Missa de Profissão dos Vínculos de todos os membros, nas diversas missões, que precisou se adaptar ao tempo presente. 

Neste mês de novembro, muitos lugares já permitem a realização de alguns encontros, seguindo todas as normas de prevenção à Covid-19. Assim, alguns estados e países onde a Aliança está presente puderam realizar a Santa Missa de Vínculos. Como no dia 8, com os missionários de Aliança e Amigos do Movimento, na região de São Paulo, e no dia 15, com os membros de Portugal.

Já neste último final de semana, 21 e 22 de novembro, Minas Gerais, Amazonas, Rio de Janeiro, Moçambique e Venezuela foram as regiões que celebraram os vínculos, de forma simples, contudo, com o coração alargado em resposta ao chamado de Deus. Isso, porque a maior celebração acontece no coração de cada membro, que, independente de grandes eventos, se encontra na unidade, respondendo a Deus com seu SIM diário.

Amazonas

No Amazonas, foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Manaus, presidida por Dom Tadeu, bispo responsável pelas Novas Comunidades, e Pe. Alfredo pároco da igreja.

Contou com os vínculos de 81 membros em Manaus, Nova Olinda e Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, sendo estes:

  • Vínculo de Holocausto e Oblação (membros da Comunidade de Vida);
  • Comunhão (membros da Comunidade de Aliança) 
  • Participação (Amigos do Missionários); 
  • Expiação (Vítima da Misericórdia);
  • Compromisso de Adesão (Estrelinhas da Misericórdia, sendo feito por 9 crianças).

Para a missão, sentimos que os vínculos esse ano teve um sabor diferente.
Em meio a esse tempo de Pandemia, as atividades aos mais pobres não pararam. E, fazer os vínculos diante de tudo isso é mais uma vez renovar o “SIM” na caridade aos mais necessitados, jovens, crianças e adultos. Ter essa certeza, que diante das lutas Deus é o pastor que conduziu a missão, não deixando que nada faltasse”
. (Alaíde, missionária da Comunidade de Vida, missão Manaus)

Acompanhe a missão pelas redes sociais: Instagram e Facebook.

Foto: Márcio Costa Fotografias

Minas Gerais

Em Minas Gerais, a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Luiz Fábio, aconteceu na paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Miguel (Contagem/MG), com membros de Belo Horizonte, Barbacena, Betim e Divinópolis. Sendo transmitida pelo canal do YouTube, cerca de 125 pessoas professaram os vínculos, sendo que 48 o fizeram pela primeira vez.

Acompanhe a missão pelas redes sociais: Instagram e Facebook.

Rio de Janeiro

Já no Rio de Janeiro, como conta a missionária consagrada Teresa da Trindade, “mesmo com todas as limitações do tempo presente, a graça de Deus se manifesta, bastando confiar. E foi assim que aconteceu, na Igreja de Sant’Ana, a Missa em honra a profissão dos vínculos da Comunidade Aliança de Misericórdia na missão do Rio de Janeiro (Centro e em Senador Camará)”.

Celebrada por Dom Roberto Lopes, responsável local pelas Novas Comunidades, cerca de 60 pessoas renovaram a sua consagração a Deus através deste Carisma. Nas suas diferentes expressões de entrega: Holocausto, Oblação, Expiação, Participação e Adesão, todos traziam em comum o desejo de ‘evangelizar para transformar’.

“21 de novembro de 2020. Momento de pandemia, de quarentena, da utilização de máscaras, de superações pessoais. Situação de caos na sociedade, mas, ainda assim, a certeza do ‘Fiat’ de cada dia na vida e missão de cada um de nós.  A certeza nos corações de que tudo passa, somente o nosso Deus permanece e que a Ele O escolhemos prezar com fidelidade na vivência de cada dia”. (Teresa da Trindade, missionária da comunidade de vida, missão Rio de Janeiro).

Acompanhe a missão pelas redes sociais: Instagram e Facebook – Rio Centro, Facebook – Senador Camará

África

“me prostrando nessa terra eu senti o coração deste povo”

E em Moçambique (África), quem presidiu a Santa Missa foi o bispo Dom Antônio Juliasse, concelebrada pelo Pe. André, na comunidade Imaculada, capela que fica ao lado da lixeira onde a Aliança realiza atividades. 

Essa missão tem apenas 3 anos, e nesse tempo várias pessoas têm experimentado a Misericórdia de Deus. Além do vínculo dos missionários de Vida, mais 4 pessoas fizeram o vínculo de Participação, como Amigos da Aliança. E, no próximo final de semana, acontecerão outros dois vínculos, sendo um desses de Amigo e outro de Vítima da Misericórdia.

Para a missionária, Aline Emanuela, “o mais difícil foi não poder convidar a todos, devido a Pandemia. Foi diferente. Diante de um momento que celebramos a unidade era estranho não poder abraçar, se aproximar… Mas, sem dúvidas, foi um momento de unidade de coração. E foi isso: me prostrando nessa terra eu senti o coração deste povo”.

Acompanhe a missão pelas redes sociais:
Instagram

Venezuela

A Santa Missa foi celebrada no dia 22, pelo bispo mons. Ulises Gutierrez, onde os missionários presentes renovaram seus votos e um senhor, que foi acolhido das ruas e hoje mora com a fraternidade, professou pela primeira vez o vínculo de expiação, como Vítima da Misericórdia.
O missionário Francisco Luiz, contou como foi essa experiência:
Ricardo tem 63 anos, tem esquizofrenia e pela vida levada na rua sofre com muitas dores no corpo. Depois de dois anos morando conosco, já está recuperado, e hoje, apesar das suas limitações, é uma nova pessoa. Neste domingo, Ricardo professou os vínculos de Vítima da Misericórdia, oferecendo seus sacrifícios a Deus e para todo o Movimento. Estamos certos de que este SIM trará muitos frutos para esta missão na Venezuela, onde o povo sofre as consequências de uma ditadura que tem levado o país a viver uma crise em todos os âmbitos, político, social, econômico e espiritual”.
Acompanhe a missão na Venezuela pelas redes sociais: Instagram e Facebook.
A família Aliança de Misericórdia se alegra com a resposta generosa de cada membro, que, no seu cotidiano, responde ao chamado a ser expressão da misericórdia de Deus à humanidade.

0 Comments

    Leave a Comment

    5 × cinco =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password