1º Elo – Comunidade de Vida
Anualmente, os membros da Aliança renovam, ou professam pela primeira vez, seus vínculos ao Carisma. A Santa Missa que celebra esse momento acontece por regionais, diante do crescimento do Movimento e seus diversos locais de atuação.
Este ano, em decorrência da pandemia, as regionais precisaram se adaptar a essa realidade, seja com transmissão online, onde alguns membros fizeram o vínculo a distância, seja com número bem reduzido e limitado de pessoas presencialmente, ou ainda, uma celebração particular, como aconteceu na Bélgica.
Leia aqui: Vínculos em três estados brasileiros e dois países
Contudo, independente dessas adaptações, os testemunhos daqueles que fizeram seus vínculos são de unidade de coração e gratidão a Deus pelo chamado, respondido nesse Carisma, sendo configurado em três elos: Comunidade de Vida; Comunidade de Aliança e Amigos Missionários.
Leia mais sobre a Missa dos vínculos em São Paulo
Numa série de textos, vamos nos aprofundar nesses elos, segundo o que diz os Estatutos da Família Aliança de Misericórdia:
Comunidade de Vida
A Comunidade de Vida Imaculada do Espírito Santo forma o primeiro elo do Movimento. É composta por Missionários Consagrados, Casais Missionários e Missionários no Mundo, que, unidos por um laço que supera o natural, vivem como verdadeiros irmãos e são articulados em fraternidades.
Missionários Consagrados
São irmãos e irmãs, que movidos pelo Espírito Santo, entregam-se totalmente a Deus por meio do Vínculo de Holocausto, assumindo os compromissos da vida celibatária para mais ardentemente amar o Senhor e mais livremente servir aos irmãos. Podem ser também clérigos e candidatos ao sacerdócio.
Casais Missionários
São casais e vocacionados ao matrimônio, que entregam-se a Deus por meio do Vínculo de Oblação, sendo testemunhas evangélicas da santidade no matrimônio e de sua missão para a santificação do mundo. Assumem a vida em comunidade e são totalmente disponíveis para a realização da única missão da família Aliança de Misericórdia.
Missionários no Mundo
São leigos, casados, solteiros ou celibatários, que, inseridos no mundo, entregam-se a Deus testemunhando a Boa-Nova do Evangelho e a mensagem da Misericórdia no seu cotidiano e na sua realidade familiar, social e profissional. Assumem o Vínculo de Oblação e fazem referência a uma fraternidade.
Os “rostos” fraternos da comunidade de vida
Os membros da Comunidade de Vida vivem em fraternidades, que por sua vez são configuradas internamente como: Casa Belém, Casas Nazaré e Casas Cenáculo .
“As três formas de fraternidade expressam a radicalidade da única escolha de consumir todas as nossas forças e até a nossa própria vida para evangelizar”. (Estatutos Nº77)
Fraternidade Belém: chamado a viver “COMO” os Pobres
Os missionários que vivem nas fraternidades Belém, são inseridos nos “bolsões” da pobreza, e são chamados a ser expressão de misericórdia no meio dos mais pobres. Assim como aconteceu historicamente em Belém, onde Jesus nasceu na simplicidade, nessas fraternidades, os missionários têm por missão o anúncio da Boa Nova, fazendo com que nasça Jesus em meio à essa realidade. Missão essa que muitas vezes acontece pela simples presença, sendo sinal de acolhida para muitos, de paz, de esperança, de quem se importa…
Saiba como nasceu a missão Belém Moinho
Fraternidade Nazaré: chamado a viver “COM” os pobres
Estas fraternidades são caracterizadas pela convivência “COM” aqueles que chamamos de “filhos da Aliança”: irmãos abandonados, ex-moradores de rua, órfãos, marginais, ex-presidiários. Pessoas em situação de vulnerabilidade, que decidem mudar o rumo de suas vidas.
Como a família de Nazaré, “a alma desta fraternidade é constituir uma mesma família entre os irmãos internos e os acolhidos“. Tendo por missão contribuir para que os laços outrora rompidos com a sociedade e com a própria família de origem possam ser reatados e, com a graça de Deus, levá-los a uma plena reinserção social.
Fraternidade Cenáculo: chamado a viver “PARA” os Pobres
Nessas fraternidades, que são como elo de conjunção entre pobres e ricos, os missionários são chamados ao ministério do anúncio da misericórdia, que alcança a pobreza material e espiritual.
São casas onde ricos e pobres se sintam bem acolhidos, oferecendo um espaço para o encontro do tesouro escondido do Evangelho (cf. Mt 13,44).
Saiba onde estamos como Comunidade de Vida
- São Paulo
- Ibiúna
- São Roque
- São José dos Campos
- Tremembé
- Piracicaba
- Belo Horizonte
- Barbacena
- Rio de Janeiro
- Ceará
- Manaus
- Polônia
- Bélgica
- Portugal
- Itália
- Venezuela
- República Dominicana
- Moçambique
No próximo texto, falaremos sobre o 2º Elo – Comunidade de Aliança. Acompanhe aqui no site.
1 Comment
Carlos Yonnier Salazar Meneses
19 de fevereiro de 2024 at 13:50Soy Carlos Yonnier Salazar Meneses y me gustaría pertenecer a alianza de misericordia