Você sabe por que maio é o mês de Maria?

A Igreja nos incentiva a voltar o olhar para a Mãe de Jesus no mês de maio, confiando a ela nossa vida cristã. Mas, você sabe por que este mês é dedicado a ela?

Desde a antiguidade

Conforme informações do site ACI Digital, desde a Grécia antiga as pessoas celebravam a entrada da primavera no hemisfério norte fazendo ofertas à deusa Artemisa, da fertilidade. A tradição continuou no Império Romano com o culto da deusa Flora.

Mesmo com a cristianização do Império as celebrações e costumes pagãos continuavam muito comuns no meio do povo.

Pode interessar: O Santíssimo Nome de Maria

Na idade Média existia uma prática chamada “Trinta dias à Maria”, que consistia em dedicar 30 exercícios espirituais à Mãe de Jesus, vivenciados do dia 15 de agosto (Imaculada Conceição) até o 14 de setembro (Exaltação da Santa Cruz), tornou-se muito popular.

Porém, foi somente no período barroco que a devoção dos 30 dias e o mês das flores combinaram, provavelmente sob influência da Igreja e seus pastores e sua intenção de santificar todas as coisas.

Com relação a espiritualidade

Para nós do hemisfério Sul, o mês de maio é o começo do inverno. Dias mais frios, porém, não sentimos o impacto, pois, a paisagem não muda bruscamente em todo o país.

Todavia, no hemisfério norte, com o seu clima temperado, a chegada da primavera muda completamente a terra. Os dias ficam longos; onde o cinza predominava começa então a brotar (da noite para o dia) a relva e flores de todas as cores.

O sol vai aos poucos derretendo o gelo e a vida mostra toda a sua força.

O cardeal São Henry Newman, meditou certa vez:

Neste mês (maio) “os dias se tornam longos, o sol nasce cedo e se põe tarde” … “semelhante alegria e júbilo externo da natureza são os melhores acompanhantes da nossa devoção Àquela que é a Rosa Mística e a Cidade de Deus”.

Isso nos faz lembrar a passagem bíblica de Cântico dos cânticos:

“Eis que o inverno passou: cessaram e desapareceram as chuvas. Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções. Em nossas terras já se ouve a voz da rola.

A figueira já começa a dar os seus figos, e a vinha em flor exala o seu perfume; levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem.

Minha pomba, oculta nas fendas do rochedo, e nos abrigos das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz. Tua voz é tão doce, e delicado teu rosto!”. (Ct 2, 11-14)

Portanto, no mês de maio, junto com a devoção Mariana, devemos cultivar a esperança. Esta que renasce depois de cada Cruz. A quem recorremos quando as tempestades começam a nos assustar?

Nossa intercessora está perto de nós e nos mostra o Sol que aquece nossa alma e renova nossas forças.

Escolha uma devoção para viver cada dia. Seja o terço ou Ofício, fique com Maria e peça a ajuda dela para que possamos passar pelas tribulações deste tempo.

Maria, Mãe da Misericórdia, rogai por nós!

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password