fbpx

São Pio X – O Papa da Eucaristia

Você conhece São Pio X?

Ele foi um grande Papa e Santo responsável pelo compêndio de Catecismo da Igreja Católica que foi usado por anos, até a criação do modelo amarelo (que usamos atualmente).

 

Pequena biografia

Nasceu numa família pobre, mas muito católica no norte da Itália. Desde criança, se destacou pela fé e inteligência e desde cedo sentiu o chamado ao sacerdócio. Quando estava para entrar no seminário seu pai faleceu, o que fez com que o jovem cogitasse ficar em casa para ajudar a família, mas sua mãe o incentivou a seguir a vocação.

Aos 23 anos, José Melquior Sarto (nome de batismo) foi ordenado, rapidamente foi crescendo na hierarquia da Igreja por sua fé inabalável e extrema inteligência.

Em 1903 foi eleito Papa e adotou o nome de Pio X. O Santo Papa Pio X escolheu um lema para seu papado que chama atenção: “Restaurar as coisas em Cristo”.

 

Restaurar as coisas em Cristo

Esse lema foi fortemente vivido, ao dar uma atenção especial à vida interior da Igreja, as reformas de seminários, criações de bibliotecas, reforma da música sacra e do breviário.

Foi São Pio X que permitiu aos leigos receberem a comunhão diária. Por seu grande amor a eucaristia entendia que essa graça sobrenatural do Cristo que vem a nós é dada a todos que estejam em estado de graça e a queiram receber.

Também fez com que o catecismo fosse ensinado em todas as paróquias e para todos os fiéis para que todos conhecessem a fé que professavam.

São Pio X tinha o dom da cura. Encontramos relatos de várias curas extraordinárias que aconteciam, o Santo sempre dizia que as curas vinham “do poder das chaves de São Pedro”.

Em 1954, foi canonizado, e sua festa é celebrada em 20 de agosto, data do seu falecimento.

 

Oração a São Pio X

“Ó Deus, que destes a São Pio X a graça de governar vossa Igreja com sabedoria, amor e verdade, dai também a nós, por sua intercessão, a graça de sabermos governar nossas vidas, nossas famílias, nossos empreendimentos, para que o vosso nome seja sempre mais glorificado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. São Pio X, rogai por nós.”

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password