Vínculos em Manaus

Aconteceu no dia 17 de novembro, na igreja Nossa Senhora do Sameiro, a Santa Missa com profissão dos vínculos da família Aliança de Misericórdia em Manaus.

Estava presente a presidência do Movimento, Pe. Custódio e Ir. Mary de Calcutá, e pessoas próximas como o diácono Ermílio e os irmãos da Fraternidade O Caminho.

Momento da elevação da Hóstia consagrada
Santa Missa dos Vínculos. Fotos: Francisco Tote e Lene Colares.

O que é vínculo?

Vínculos são promessas que os membros de cada elo do Movimento fazem livremente para viver o carisma da Misericórdia.

O primeiro elo é a Comunidade de Vida e professam os vínculos de holocausto (celibatários) e oblação (casados e missionários no mundo).

Missionários de vida da Aliança de Misericórdia
Missionários de vida de Manaus com a presidência. Fotos: Francisco Tote e Lene Colares.

O segundo elo é a Comunidade de Aliança e professam os vínculos de comunhão e o terceiro, que são os Amigos da Misericórdia, que professam o vínculo de participação.

missionarios de aliança e a presidência
Os missionários de aliança em junto à presidência. Fotos: Francisco Tote e Lene Colares.

Além disso, um outro tipo de adesão, chamado Apóstolo da Misericórdia, que foi criado para aquelas pessoas que estão ao redor da obra e colaboram das mais diversas formas.

Testemunho

Adriele Carvalho, que fez os vínculos de comunhão pela primeira vez, partilhando sua experiência conosco, relata:

“Quando conheci a Comunidade (Movimento), no final de 2013, fui atraída por dois fatores significativos: os pobres e a providência. Achava fantástico como a comunidade partilhava o pouco que tinha.

Tudo aconteceu muito rápido, então, persistiam em meu coração algumas dúvidas. O ardor missionário me consumia. Em 2016 discerni junto com minha orientadora espiritual em ir para a ‘formação’, mas, ainda permaneciam dúvidas em ser Comunidade de Vida ou de Aliança.

Lá (na casa de formação para missionários de vida) conheci pessoas que me amaram verdadeiramente. Lá aprendi que Deus me chamava não a ser missionária de vida ou de aliança, mas a ser, primeiramente filha.

Percebi que Deus tinha um projeto em minha vida e que havia um povo que me esperava. Percebi que eu precisava ter fecundidade na maternidade e construir uma família.

Ao longo do discernimento, entendi que meu chamado era para me entregar como missionária de aliança. Hoje pude professar meus vínculos pela primeira vez.

Sinto que hoje posso dizer que correspondo ao projeto de Deus na minha vida e quero concretizar esse projeto aonde quer que eu vá, sendo missionária de aliança.”

Missionários de vida e aliança
Um dos momentos mais fortes da celebração é quando a ladainha de Todos Santos é cantada. Fotos: Francisco Tote e Lene Colares.

Ao todo, oito missionários de vida da Fraternidade de Manaus, renovaram os vínculos, sete missionários de aliança sendo que, três professaram pela primeira vez, trinta amigos e sete professaram pela primeira vez.

Amigos missionários erguem a Bíblia
Muitos fizeram pela primeira vez os vínculos como amigos missionários. Fotos: Francisco Tote e Lene Colares

Outras cinco pessoas tornaram-se apóstolos da misericórdia assumindo o compromisso de adesão ao carisma.

Livia Fonseca

Fotos: Francisco Tote e Lene Colares

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password