Vínculo de Comunhão – a vocação do Missionário de Aliança
Nesta série de textos, queremos apresentar o chamado daqueles irmãos que correspondem a Deus através do Vínculo de Comunhão, representando o segundo Elo de pertença.
De acordo com nossos Estatutos: “Os chamados à Aliança de Misericórdia concretizam a própria adesão com diferentes Vínculos específicos, que caracterizam as formas de pertencer ao Movimento. Este compromisso, apesar de se diferenciar da forma tradicional dos votos, quer expressar a total e radical entrega de nosso ser a Deus no carisma da Aliança de Misericórdia” (§145-146)
Vínculo de Comunhão
O Vínculo de Comunhão (Lv 3,1ss) manifesta a profunda unidade dos membros do segundo Elo do Movimento que, sentindo-se um só coração e uma só alma com toda a Obra, vivem sua espiritualidade e sua missão, no próprio estado de vida, no mundo em sua rotina diária.
Testemunhando assim o amor misericordioso do Pai que transforma os pecadores em santos e testemunhas da Sua Misericórdia, sintetizado na expressão: “Evangelizar para transformar”.
Estes missionários, depois do seu encontro com o Senhor, levam os outros a se encontrem também com esse Deus que nos ama, sendo expressão viva dEle em todos seus ambientes de convívio: escola, trabalho, faculdade, família, nas ruas etc. E nas evangelizações que o carisma da Aliança nos proporciona.
Adesão à vontade de Deus
Nossos vínculos como missionários de Aliança manifestam publicamente nossa espontânea adesão à vontade de Deus, por meio da Obra Aliança de Misericórdia, o que expressa nosso desejo de viver como todos os missionários do Movimento, testemunhando:
- Nossa Aliança esponsal com Deus (Is 62,4-5), como vínculo matrimonial da criatura com o Criador, para gerar com Ele, esposo da humanidade, uma nova família, na fecundidade da Divina Misericórdia;
- Nossa entrega, “acorrentados” à Palavra Constitutiva que gera esta nossa família (Is 61,1-2) e a toda Palavra de Deus;
- Nossa escolha em estar atados ao coração de Maria, conforme o tratado de S. Luís Maria Grignion de Monfort. Que implica a renúncia a cada mérito nosso, para colocá-lo nas mãos da Mãe, de forma que ela torne agradável nossa oferta ao Pai.
- Nosso compromisso em viver como o Cristo Servo (Cl 3,24): servos dos homens (Jo 13, 1-20) e servos dos pobres (Lc 4,18-19). Tudo é vinculado para que se realize a Seu plano de amor e de Sua vontade pelo louvor da glória do Pai.
Com estes vínculos, escolhemos crucificar a nossa carne para que não seja mais “eu que vivo, mas Cristo que vive em mim!” (Gl 2,20).
Saiba mais
Sente um chamado missionário, mas ainda não encontro o seu lugar? Acompanhe nossa série de textos sobre a Comunidade de Aliança e conheça mais dessa forma de “SER ALIANÇA DE MISERICÓRDIA”.
Nos próximos conteúdos falaremos sobre os nossos pilares: Vida de Oração, Vida Fraterna e Vida Apostólica. Veja como os Missionários de Aliança são chamados a viverem essa entrega.
Quer ter mais informações sobre a Comunidade de Aliança? Fale conosco pelo WhatsApp: (15) 99811-0934
Pode te interessar: Como ser um missionário de Aliança?
Testemunhando a Misericórdia em todas as realidades
Cidades com presença da Comunidade de Aliança
- Alfenas/MG
- Álvares Machado/SP
- Barbacena/MG
- Barbalha/CE
- Betim/MG
- Boa Vista/RR
- Boituva/SP
- Capela Do Alto/SP
- Caririaçu/CE
- Criciúma/SC
- Divinópolis/MG
- Fartura/SP
- Fortaleza/CE
- Ibiúna/SP
- Itapetininga/SP
- Itu/SP
- Jaú/SP
- Juazeiro do Norte/CE
- Manaus/AM
- Maringá/PR
- Pedreira/SP
- Piracicaba/SP
- Praia Grande/SP
- Puerto Ordaz – Venezuela
- Quedas do Iguaçu/PR
- Ribeirão Preto/SP
- Rio Claro/SP
- Rio de Janeiro – Centro/RJ
- Rio de Janeiro – Senador Camará/RJ
- Sacramento/MG
- Salto/SP
- São José dos Campos/SP
- São Lourenço da Serra/SP
- São Paulo – Centro/SP
- São Paulo – Pq São Lucas/ SP
- São Paulo – Lauzanne Paulista/SP
- São Paulo – Taipas/SP
- Sorocaba/SP
- Tatuí/SP
Comunidades de Aliança na Polônia
- Poznań
- Kraków (Cracóvia)
- Olsztyn
- Toruń
- Buk
- Szczecin
- Wrocław
- Świdnica
- Śrem
- Warszawa (Varsóvia)
- Legionowo
- Czarnków
- Wolsztyn
- Gdynia
- Bydgoszcz
- Lublin
0 Comments