Santa Teresa de Calcutá – uma alma abandonada

Em grande parte da sua vida, Madre Teresa de Calcutá viveu um abandono, ou, o que alguns chamam de “deserto espiritual”. Essa palavra “abandono”, parece nos incomodar muito, nos levando ao significado de solidão e exclusão.

Abandono em Deus

Mas, aos olhos da fé, abandono é estar totalmente entregue, rendido nos braços de Deus. A santa de Calcutá, vivenciando esse tempo de “noite escura”, compreendeu que a única coisa necessária era estar com Deus.

Os relatos nos contam que ela passou cerca de 50 anos sem sentir a presença de Deus ou ouvir Sua voz. Mesmo assim permaneceu! Ela aprendeu que não era necessário entender tudo, mas que precisava confiar em Quem a chamou. Viveu com radicalidade e total entrega em todas as situações e amando.

Irmãs da Caridade e o trabalho pela paz

“Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz”

Santa Teresa de Calcutá é fundadora da Congregação Missionárias da Caridade, e muito conhecida por seu trabalho com os pobres, na Índia. Em 1979, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em 1997, sendo beatificada no ano de 2003 e canonizada em 2016.

Intercessão de Santa Teresa de Calcutá

Neste dia em que celebramos a memória litúrgica de Santa Teresa de Calcutá, façamos uma prece a Deus pedindo que, pela intercessão da santa, firmemos os olhos e o coração na Eternidade, passando por todas as nossas “noites escuras” da alma.

“Se eu, alguma vez vier a ser santa, serei certamente a santa da “escuridão”. Estarei continuamente ausente do Céu – para acender a luz daqueles que se encontram na escuridão da terra” (Santa Teresa de Calcutá).

Viver um verdadeiro abandono em Deus nos ajuda a sermos livres de tudo, de nós mesmos e a chegarmos ao que, de fato, nosso coração deseja: a pertença total e à intimidade profunda com Ele.

Oração a Santa Teresa de Calcutá

Santa Teresa de Calcutá, tu permitiste ao sedento amor de Jesus na Cruz tornar-se uma chama viva dentro de ti, e assim te tornaste luz do Seu amor para todos. Obtém do Coração de Jesus (peça a graça). Ensina-me a deixar Jesus penetrar e possuir todo o meu ser, tão completamente, que a minha vida também possa irradiar a Sua luz e amor para os outros. Amém.


Santa Teresa de Calcutá, rogai por mim.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password