Um tempo para si mesma dentro da rotina

Mãe trabalha com o filho no colo
Mãe trabalha com o filho no colo.

Respira e não pira!

Muitas vezes temos a sensação de que não vamos dar conta de tudo o que precisamos fazer. O dia parece não corresponder com o tempo necessário de que preciso para concluir minhas atividades. Os cuidados com a casa, os filhos, a profissão e tantas outras funções que exigem a dedicação integral da mulher, fazendo com que muitas vezes se esqueça de si mesma em prol de tantos papéis.

E aí vem a sensação de impotência, quando parece que o caos se instalou. Neste momento é preciso parar e respirar. Caso contrário o raciocínio vai por água abaixo e nos deixamos levar pela avalanche de emoções que permeiam a mente feminina.

O próximo passo é querer largar tudo, sumir, desaparecer. É claro que uma mulher sensata e que tenha o mínimo de equilíbrio emocional, não vai sair por aí sem rumo, deixando tudo pra trás, mas só o desejo de fazê-lo já nos causa um mal estar terrível e abre espaço pra famosa “culpa”, que não deveria, mas infelizmente está presente em nossa vida, quer porque não damos conta de tudo, ou simplesmente por acharmos que somos as super heroínas!

O que fazer então?

O primeiro passo é cuidar de si mesma. Dedicando um tempo todos os dias para o autocuidado, através de atitudes simples incluídas na rotina, você verá a diferença na autoestima e no relacionamento com os que estão mais próximos.

Uns poucos minutos dedicados à meditação ou a uma boa leitura, podem fazer milagre na sua saúde emocional. Da mesma forma, os cuidados com o corpo são fundamentais. Não se esqueça que você é templo do Espírito Santo e o corpo nos conecta com a alma.

Reserve um tempo só pra você. Levantar 15 minutos mais cedo já é suficiente para essa conexão consigo mesma e com Deus antes do dia começar. Por outro lado, tomar um bom banho ao final do dia, prestando atenção em cada detalhe deste momento de cuidado consigo, também é um gesto de amor, que fica melhor ainda se em seguida passar um hidratante massageando seus pés que te carregaram durante todo o dia.

Muitas vezes, estes gestos que podem parecer simples, se tornam pesados demais e não damos conta nem sequer de organizar o tempo ou a rotina. Não hesite em procurar auxílio profissional se um turbilhão de pensamentos e emoções estiver permeando sua mente.

A psicoterapia pode ser uma alternativa, um espaço que te dará a possibilidade de cuidar das coisas que estão fora de lugar. Fazendo com que se conheça melhor, descubra seu lugar e aprenda a se amar do jeitinho que você é.

Com pequenas atitudes de delicadeza para consigo mesma, você perceberá uma grande mudança no seu humor e por onde passar deixará um aroma de harmonia e bem estar.

Cada dia é uma dádiva, uma oportunidade de recomeçar. Comece hoje! Ame-se!

Patrícia Leal
Psicóloga e missionária da Comunidade de Vida

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password