Terça Feira Santa – Meditação de Santa Teresa de Ávila sobre a importância da oração.
“Que nada te perturbe, que nada te amedronte, tudo passa, a paciência tudo alcança.” Santa Teresa de Ávila.
Nesta Terça-feira Santa, queremos aprender a rezar como Santa Teresa: entrar no castelo interior e encontrar o Rei, aquele único que pode nos trazer a felicidade.
Qual o tempo mais propício do que o da Semana Santa para nos aprofundarmos na oração e no conhecimento de Nosso Senhor?
Santa Teresa, em seu caminho da perfeição, defende que a oração deve ser uma constante em nossas vidas, não apenas num período de tempo, mas em cada palavra e em cada suspiro, estando em comunhão com Deus.
Para Teresa, rezar é “um trato amigável no qual a alma fala muito intimamente com Aquele que conhece o seu amor por ela”.
Sem a oração não somos capazes de perseverar, caímos no pecado, nos afastamos de Deus, por isso é essencial uma vida de oração.
Para rezar com profundidade, devemos, de acordo com Santa Teresa de Ávila, seguir 7 passos: 1. Preparação, 2. Leitura, 3. Meditação, 4. Colóquio, 5. Agradecimento, 6. Oferta e 7. Súplica. Sendo os três últimos opcionais.
Na preparação, colocamo-nos na presença de Deus, voltamos o nosso pensamento e afetos para Ele. Fazemos a leitura espiritual (seja da liturgia, da bíblia ou de um livro espiritual) e então buscamos aprofundar naquilo que lemos através da meditação, onde usamos o nosso intelecto e imaginação para refletir e aprofundar.
Após a meditação, conversamos com Deus sobre aquilo que meditamos. Esse é o colóquio. Em seguida podemos agradecer pela meditação e por todas as graças que recebemos em nossa vida, com esse espírito de agradecimento podemos oferecer alguma propósito para o dia e, no fim, através da súplica como um filho que se coloca no colo do pai, entregamos para Deus nossa necessidades e pedidos, confiando que Ele sabe o que é melhor para nós.
Esse é um método excelente para rezarmos e entrarmos na intimidade com Deus. Podemos voltar sempre ao propósito e ao que tiramos da meditação, especialmente ao longo do dia, assim permanecendo em oração e na intimidade com Deus, mesmo durante os nossos afazeres.
Nesta Semana Santa vale muito a pena buscarmos e meditarmos, como Santa Teresa, os evangelhos diários.
0 Comments