fbpx

“Soul”: um filme para as férias!

Soul-pixar

 

Como prometido em nossas redes sociais, a Aliança quer te ajudar a viver bem esse período de férias de janeiro. Serão dicas de filmes e livros para toda a família. A primeira indicação é uma animação da “Pixar”. Vale a pena ler o texto completo e assistir “Soul”!

A Pixar é conhecida por fazer filmes infantis que não são apenas infantis, mas que trazem uma mensagem profunda para adultos e nos levam a refletir.

Foi assim com o filme “Divertidamente” e novamente é assim com “Soul”.

“Soul” é o novo longa-metragem de animação da Pixar e conta a história de Joe, um músico e amante de jazz, que trabalha como professor de música em um colégio e vive frustrado por não ter conseguido viver como músico profissional.

Enfim surge uma oportunidade para realizar seu sonho, mas ele acaba morrendo caindo num buraco e indo para o “Além”.

Joe não aceita o fato de ter morrido e faz de tudo para voltar para a Terra. Nesse percurso ele acaba caindo num local chamado “pré-vida”, onde as almas recebem seus traços e personalidades, assim como suas motivações para a vida. Joe encontra a alma 22, uma alma que não quer de jeito nenhum vir à Terra viver. Eles acabam se tornando amigos e 22 ajuda Joe a voltar. Não estamos falando de reencarnação, certo? (É bom frisarmos: ressurreição sim, reencarnação não rs).

O filme em si, é muito simples e engraçado, não aprofunda muito em nenhum quesito religioso ou metafisico, mas é um filme que nos marca e nos leva à reflexão. Soul aborda o desejo pela vida, os medos de viver e o propósito de nossas vidas.

Qual é o grande desejo de nossa alma? Por que viemos para a Terra? Qual é nosso propósito no mundo? Essas são as perguntas colocadas pelo filme.

Durante o filme, Joe acredita que sua missão na Terra seja ser músico profissional.  22, ao contrário, acha que não é boa em nada e que não teria uma missão na Terra e por isso foge da vida.

Nós como católicos sabemos que o principal chamado na vida é a santidade, então, nascemos para sermos santos, mas como fazer isso e o que a santidade tem a ver com o filme?

A principal lição que o filme nos deixa é que o grande propósito de nossas vidas é simplesmente viver. Parece simples, mas é muito profundo, pois acredite, viver bem é a maior resposta de amor a Deus que podemos dar.

Nossa vida é um grande dom que Deus nos deu, e o que Deus espera de cada um de nós? Apenas que vivamos da melhor forma possível! Ele não espera necessariamente que sejamos o próximo São Francisco de Assis ou a próxima Santa Joanna D’arc. Ele não espera grandes feitos de nós, apenas que O amemos de todo o coração e busquemos a santidade.

Deus espera que sejamos Seus filhos, que vivamos nossa vida de maneira plena, servindo a Ele no cotidiano, nas tarefas simples do nosso dia a dia.

O filme nos mostra que mesmo Joe, em sua profissão de professor, mudou a vida de várias crianças que encontraram na música uma força para lidar com as dificuldades se suas próprias vidas. E se Joe não estivesse lá? A vida delas não seria tocada pela sua!

Esse é o segredo da vida, o grande propósito. Com quantas pessoas você convive diariamente? Quantas vezes por dia você tem a chance de fazer a diferença na vida de alguém? Cada um de nós é muito importante para Deus e cada um de nós tem um chamado específico, mas nem sempre esse chamado é para grandes coisas.

São Josemaria Escrivá dizia sobre a santidade: “Queres de verdade ser santo? Cumpre o pequeno dever de cada momento; faz o que deves e está no que fazes”.

Já São Domingo Sávio nos diz que a “santidade consiste em estarmos sempre alegres”.

Santa Teresinha do Menino Jesus sabia que não era capaz de grandes atos de heroísmo ou grandes atitudes, mas desejava de todo o coração ser toda de Cristo e por isso nos ensinou a pequena via.

A pequena via de Santa Teresinha nos mostra que os menores gestos com o mais profundo amor são capazes de transformar o mundo e tocar o coração de Deus.

O filme “Soul”, apesar de não fazer nenhuma referência religiosa, nos mostra um pouco dessa simplicidade da Pequena Via.

Devemos buscar amar a Deus no cotidiano, nas tarefas simples de cada dia, em cada oração diária, em cada gesto de amor ao irmão e em cada trabalho bem feito, buscando isso, alcançaremos a santidade e realizaremos o propósito de nossas vidas.

Soul está disponível no streaming Disney+

0 Comments

    Leave a Comment

    dois − um =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password