fbpx

São Tiago Maior, o padroeiro dos Cavaleiros e Peregrinos

São Tiago Maior foi um dos doze apóstolos do Senhor. Era irmão de São João Evangelista, portanto, um dos filhos de Zebedeu.

Conhecido como “Filho do Trovão”, São Tiago é o padroeiro dos Cavaleiros e Peregrinos.

É ele também o primeiro dos Apóstolos a ser Martirizado, como Atos 12, 1-2 nos diz: “Mandou matar Tiago, irmão de João, pelo fio da espada”. Isso aconteceu perto do ano 44, na cidade de Jerusalém.

 

Homem de coragem

São Tiago é o patrono do Exército Espanhol e Português, pois foi o primeiro a testemunhar com a vida o Evangelho, sendo exemplo de coragem e fidelidade.

São Tiago é também padroeiro da Espanha, onde tem o famoso Caminho de Santiago.

A tradição conta que, logo após receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, São Tiago teria ido para a Espanha anunciar o Evangelho. Depois de ter passados por vários lugares na Península Ibérica, inclusive Portugal, sem obter muito sucesso no seu intento, voltou para Jerusalém, onde foi aclamado o líder da Igreja local.

De acordo com a tradição da Igreja, são Tiago inspirou um grande número de soldados no combate à invasão muçulmana na Península Ibérica. E por isso a Ordem de Santiago foi criada, para valorizar a honra, a lealdade, a coragem e a fé.

 

Caminho de Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago de Compostela, ficou famoso durante a Idade Média, quando a Igreja concedeu indulgencia a quem fizesse a peregrinação com espírito de penitência e conversão. Ao longo dos anos, a rota aumentou cada vez mais. Hoje é de cerca de 800 quilómetros, com dois pontos de início: um na França e outro na própria Espanha.

É uma das peregrinações mais famosas do mundo e uma experiência profunda de penitência e oração.

 

Oração a São Tiago Maior

“Apóstolo São Tiago, escolhido entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber no cálice do Senhor, e és o grande protetor dos peregrinos; faz-nos fortes na fé e alegre na esperança, em nosso caminhar de peregrino seguindo o caminho da vida de Cristo e alenta-nos para que finalmente, alcancemos a glória de Deus Pai. Que Assim seja. Amém.”

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password