fbpx

São Marcos Evangelista

No dia 25 de abril celebramos São Marcos Evangelista. O autor de um dos quatro Evangelhos, foi um dos primeiros cristãos e, de acordo com a Tradição, um discípulo de São Pedro.

A Tradição ainda nos conta que o evangelista conheceu Jesus quando criança, pois foi na casa de seus pais que Jesus celebrou a Ceia Pascal da instituição da Eucaristia, e foi lá também que ocorreu o Pentecostes.

Além disso, São Marcos era sobrinho de São Barnabé, companheiro de São Paulo nas viagens.

Discípulo de São Pedro

Na sua juventude, São Marcos tornou-se discípulo de São Pedro e foi à Roma com ele. Em Roma, São Marcos começou a escrever o Evangelho se baseando, principalmente, na tradição oral ensinada por São Pedro.

Seu Evangelho é o mais curto, porém, traz um significado profundo, de alguém que conheceu o Mestre ainda quando criança e acompanhou todo o desfecho da vida pública na mais terna idade.

A tradição afirma que São Pedro, além de aprovar o evangelho de São Marcos, ordenou que sua leitura fosse feita em todas as igrejas.

Segundo a Tradição, São Marcos foi pregar na ilha de Chipre após a morte de São Pedro, depois foi para a Ásia Menor e, ao Egito. Lá, pregou especialmente em Alexandria. Nesta cidade, ele fundou uma das igrejas que mais cresceram.

São Marcos foi martirizado numa festa de Páscoa, justamente quando celebrava o “partir do pão”, que era como os primeiros cristãos chamavam a celebração da Santa Missa.

Suas relíquias hoje se encontram na famosa Catedral de São Marcos, em Veneza.

Símbolo do leão

São Marcos é simbolizado pelo Leão, porque, no início de sua narrativa do Evangelho, apresenta a missão de João Batista, que clama no deserto. O leão, nos primeiros séculos, era conhecido como um animal habitante do deserto que rugia e impunha respeito através da sua voz. Assim é o Evangelho segundo São Marcos, curto, mas de um anúncio eficaz e poderoso dos feitos do Senhor.

Oração

“Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos pedimos as bençãos e graças necessárias, para a nossa Salvação, pela intercessão poderosíssima do evangelista São Marcos. Tudo isto vos pedimos Pai Celeste, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém. São Marcos, rogai por nós.”

 

Capela São Marcos – Aliança de Misericórdia

 

Com a intercessão deste grande Santo, no terreno da nossa Casa de Formação, em São Paulo, existe a capela São Marcos, que atualmente está sob a responsabilidade pastoral do Diácono Denilson, missionário da Aliança.

A Capela existe desde o ano de 2004, erguida pelos moradores do entorno. No início de 2021, a Aliança retomou as atividades sociais e intensificou as atividades religiosas neste local.

No espaço são realizadas catequeses, reforço escolar, doações de alimentos e, recentemente, o trabalho realizado na Capela teve a grande alegria de ser aprovado para uma parceria com o Governo Federal, para executar o programa Famílias Fortes, por meio da Secretaria Nacional da Família.

 

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password