fbpx

São Juan Diego Cuauhtlatoatzin

Juan Diego foi índio asteca, que recebeu a aparição da Virgem de Guadalupe. Ele era da região onde hoje se encontra a cidade do México.

Nasceu em 1474 e pertencia a uma casta inferior do império, trabalhava como camponês e era casado.

Em 1524, aos 50 anos, se converteu à fé católica através da evangelização franciscana. A partir daí, se tornou um homem de muita oração e penitência.

No ano de 1529, sua esposa faleceu devido a uma doença e por isso Juan Diego foi morar com um tio.

O santo tinha o hábito de caminhar aos sábados e domingos para ouvir a Palavra de Deus. Juan Diego saia de casa antes do amanhecer e caminhava usando uma vestimenta simples, feita de tecido grosso extraído das fibras do cacto e chamada de tilma ou ayate.

Aparição de Nossa Senhora

No dia 9 de dezembro, de 1531, enquanto caminhava para ir à igreja, Juan Diego teve a primeira aparição da Virgem de Guadalupe, que o chamou de Juan Dieguito, o mais humilde de meus filhos”.

Nossa Senhora pediu ao santo que fosse até o Bispo e pedisse que construíssem uma igreja onde a aparição ocorreu. Porém, o Bispo não acreditou nas palavras de Juan Diego e pediu provas concretas.

Após as comprovações milagrosas da Aparição da Virgem de Guadalupe, o Bispo se arrependeu e mandou construir a capela.

Juan Diego passou a viver numa sala que ficava ao lado da capela, onde se depositou por um tempo a Sagrada Imagem e dedicou o resto de sua vida à propagação da aparição e a evangelização de seus irmãos nativos.

Houve milhares de conversões por causa da sua pregação e pelo milagre de Guadalupe. São Juan Diego era tão devoto e apaixonado pela Santa Eucaristia que recebeu uma permissão especial para comungar três vezes por semana, o que naquela época era muito raro.

Canonização de Juan Diego

Ele foi canonizado em 2002 pelo Papa João Paulo II, que na ocasião disse:

“Bem-aventurado Juan Diego, homem fiel e verdadeiro! Nós te recomendamos os nossos irmãos e irmãs leigos, a fim de que, sentindo-se chamados à santidade, penetrem todos os âmbitos da vida social com o espírito evangélico. Abençoa as famílias, fortalece os esposos no seu matrimônio, apoia os desvelos dos pais, empenhados na educação cristã dos seus filhos…. Amado Juan Diego, a “águia que fala”! Ensina-nos o caminho que conduz para a Virgem Morena de Tepeyac, para que Ela nos receba no íntimo do Seu coração, dado que é a Mãe amorosa e misericordiosa que nos orienta para o Deus verdadeiro”.

Veja também: Oração de São João Paulo II à Virgem de Guadalupe

Oração a São Juan Diego

“Ditoso São Juan Diego, índio bondoso e cristão, nós te suplicamos que acompanhes a Igreja peregrina, para que seja cada dia mais evangelizadora e missionária. Encoraja os Bispos, sustenta os Presbíteros, suscita novas e santas vocações, ajuda todas as pessoas que entregam a sua própria vida pela causa de Cristo e pela difusão do seu Reino”. Amém.

São Juan Diego, rogai por nós!

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password