São Gregório Magno – Um dos Maiores Papas da Cristandade

“O verdadeiro pastor das almas é puro em seu pensamento. Sabe aproximar-se de todos, com verdadeira caridade. Eleva-se acima de todos pela contemplação de Deus”. (São Gregório Magno)

São Gregório Magno foi um grande Papa da Igreja. O nome “Magno”, que significa “Grande”, é dado a poucos santos, somente aqueles que fizeram grandes feitos para a Igreja. E São Gregório é um deles.

 

Pequena biografia e influência religiosa

Nasceu em 540 em Roma, pertencia a uma família nobre e logo entrou na vida pública. Foi prefeito de Roma e considerado um dos melhores administradores da cidade em seu tempo.

Vivia uma vida de renúncia e oração, sendo fortemente influenciado por São Bento e seu ideal monástico; ajudou a construir mosteiros, ajudou os pobres e a Igreja. Gregório entrou para a vida monástica seguindo os passos de São Bento.

Terminando sua missão como prefeito de Roma, São Gregório ingressou no Mosteiro de Santo André e se fez monge Beneditino.

Anos depois, viria a afirmar que o seu tempo no mosteiro foi a melhor época de sua vida, pois dedicou-se ao silêncio, à oração, à meditação da Palavra de Deus e às leituras sagradas.

Por fim teve de deixar o mosteiro, a pedido do Papa Pelágio que necessitava da sua experiência política e o enviou à Constantinopla para combater as heresias que lá ganhavam força.

Nesse tempo em Constantinopla, São Gregório escreveu uma enorme parte de sua obra literária.

 

Missão como Papa

Após seus anos em Constantinopla e com a morte do Papa, São Gregório foi o escolhido para ser o seu sucessor, tornando-se Papa em 590, e assim chefiar com segurança a Igreja num tempo em que o mundo romano passava para o mundo medieval.

São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja que conquistou o Céu com 65 anos de idade (no ano 604), deixou marcas em todos os campos, valendo lembrar que na Liturgia há o Canto Gregoriano, o qual eleva os corações a Deus, fonte e autor de toda santidade.

São Gregório, além de ser um grande santo, Papa e monge nos ensina que não importa as circunstâncias, nossa vida é para Cristo.

Foi prefeito de Roma e nessa época fazia do seu trabalha uma forma de louvar a Deus, depois retirou-se para oração e lá se dedicou a contemplação da vida Divina.

Foi chamado em missão e foi confiante ao combate das heresias e, mais uma vez, Deus mudou o rumo e lhe confiou a Igreja a qual ele cuidou e dedicou todas as suas forças.

São Gregório é o exemplo de como uma alma aberta a graça divina e que responde ao chamado é cada vez mais impelida ao bom combate e como Deus lhe confia cada vez mais.

 

São Gregório Magno, rogai por nós

 

Isso por te interessar: O chamado à santidade é para você

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password