Santo André, o homem do encontro

Ícone de Santo André
Ícone de Santo André

O relato deste Evangelho indica-nos como Jesus se faz encontrar por aqueles que O buscam.

Que procurais?

“No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus.

Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: “Que procurais?”. Disseram-lhe: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?”. – “Vinde e vede” – res­pondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia.

Era cerca da hora décima.* André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido.* Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: “Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo)”.

Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: “Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra)”. (Jo 1, 35b-42)

Vinde e vede

Trata-se do encaminhamento de dois dos discípulos do Batista que o deixam para seguir Jesus que, respondendo à sua busca, os convida a “vir e ver”.

Jesus é a resposta de Deus a uma busca do Homem, como no AT a Sabedoria que “se deixa encontrar pelos que a buscam”.

André deixa João Batista para seguir Jesus; André significa “humano”; as pessoas se tornam humanas quando se encontram com Jesus. André encontra seu irmão, Simão Pedro e testemunha ter encontrado o Messias. É a dinâmica do testemunho que vai provocando a adesão a Jesus.

O Evangelho diz que André encontrou “primeiro” o seu próprio irmão, sinal de que encontrou depois outras pessoas. Contudo, o importante é perceber que Jesus vai sendo conhecido através daqueles que O testemunham.

Com inegável arte literária, João evoca diante de nossos olhos o homem que busca o Deus da Salvação.Leia mais: São Pedro e São Paulo, homens de misericórdia

Adesão total a Jesus

E assim, pelo testemunho do Batista, O vislumbra no Cordeiro de Deus. Porém ainda não penetra em seu mistério; quer saber onde é sua morada. Jesus convida o que busca a “vir e ver”:

“Vir” significa o passo da fé; “ver” significa adesão da fé. Finalmente os discípulos permanecem com Ele. “Permanecer” ou “morar” significa a união vital permanente com Jesus.

Os que foram a procura do mistério do Salvador e Revelador acabaram sendo convidados e iniciados por Ele. Um encontro como este ultrapassa o que encontra, levando-o a querer unir consigo os que estão a procura, como ele.Leia mais: Bento XVI fala sobre São João Apóstolo

Um dos dois que encontraram o Procurado, André, vai chamar seu irmão, Simão, para compartilhar sua descoberta. Por sua vez, este se deixa conduzir até o Senhor que, de início, muda seu nome para Cefas que quer dizer “rocha”, “pedra”, e lhe dá uma nova identidade.

Na continuação do episódio encontramos uma reação em cadeia: vemos primeiro o Batista introduzir seus discípulos a Jesus e, em seguida os discípulos procuram outros candidatos.

Portanto, todos estes ricos e densos aspectos do desenrolar deste episódio revelam a experiência transformadora da conversão:

da inquietação frente à crise de sentido de um mundo sem Deus, ao discernimento da voz que anuncia esta Presença que está entre nós; o reconhecimento, – recuperação da Memória – a nova identidade (Cefas/Pedro) e o impulso a testemunhar esta experiência do Encontro.

Segundo Fonte de Ecclesia.org.br

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password