Homens de Misericórdia – São Pedro e São Paulo

Uma das solenidades mais importantes para a Igreja Católica, é a que celebra a Cátedra dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, conhecida também como o dia do Papa. Pedro representa o fundamento visível da Igreja de Cristo e Paulo é o evangelizador por excelência daqueles quer não conhecem o Cristo.

Neste texto de São Bernardo temos uma linda reflexão sobre a vida dos dois Apóstolos. Vale a pena conferir e meditar!

São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja 
3.º sermão para a festa dos santos apóstolos Pedro e Paulo 

“Sou o menor dos apóstolos, nem sou digno de ser chamado Apóstolo” (1Cor 15,9)

É com razão, irmãos, que a Igreja aplica aos santos apóstolos Pedro e Paulo estas palavras do Sábio: “Foram homens de misericórdia, cujas obras de piedade não foram esquecidas. Na sua descendência permanecem os seus bens, e a sua herança passa à sua posteridade” (Sir 44,10-11).

Sim, podemos, com propriedade, chamar-lhes homens de misericórdia; porque eles obtiveram misericórdia para si próprios, porque estão cheios de misericórdia, e porque foi na sua misericórdia que Deus no-los deu.

caravaggio_pauloconversãoVede, com efeito, que misericórdia obtiveram. Se interrogardes o apóstolo S. Paulo sobre este assunto (…), ele dir-vos-á: “Antes fora blasfemo, perseguidor e violento.

Mas alcancei misericórdia, porque agi por ignorância, sem ter fé ainda” (1Tim 1,13). De fato, pensemos no mal que ele fez aos cristãos de Jerusalém (…) e aos de toda a Judeia! (…) Quanto ao bem-aventurado Pedro, tenho outra coisa a dizer-vos, e coisa tão sublime quanto única.

Com efeito, se Paulo pecou, fê-lo sem o saber, porque não tinha fé; Pedro, pelo contrário, tinha os olhos bem abertos no momento da queda (Mt 26,69s).

Mas “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rom 5,20). (…) Se S. Pedro pôde elevar-seSan_Pietro_penitente_guido-reni_colecao-privada-roma a um tal grau de santidade depois de uma queda tão pesada, quem poderá desesperar a partir de então, por pouco que queira sair de seus pecados? Atentai no que diz o Evangelho: “saindo para fora, chorou amargamente” (v. 75) (…).
Ouvistes que misericórdia obtiveram os apóstolos; de então em diante, nenhum de vós será esmagado pelas faltas passadas (…).

Se pecaste, não pecou Paulo ainda mais? Se caíste, não caiu Pedro de maneira bem mais grave do que tu? Ora, um e outro, pela penitência, não só obtiveram a salvação, como se tornaram grandes santos, e mesmo ministros da salvação, mestres da santidade. Faz portanto o mesmo, irmão, pois é por ti que a Escritura lhes chama “homens de misericórdia”.

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password