Santa Cecília – Padroeira dos Músicos

Dia 22 de Novembro é dia de Santa Cecília, você conhece a história dessa santa?

 

Hoje celebramos a santidade da virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média.

Segundo relatos, fora uma bela cristã da mais alta nobreza romana que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano.

Exemplo de oração e conversão

Aconteceu que, no dia das núpcias, a jovem noiva, em meio aos hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com o marido o fato de ter consagrado sua virgindade a Cristo e que um anjo guardava sua decisão. Diante disto ela conseguiu a conversão do seu esposo, após aparecer um anjo para ele coroando-os.

Entretanto, a denúncia de que Cecília era cristã chegou as autoridades romanas. Ela foi presa junto com seu marido e seu cunhado. Julgados, se recusaram a renegar a fé.

Padroeira dos Músicos

Cecília foi levada para uma câmara com ar quente para ser asfixiada. Na câmara começou a cantar incessantemente músicas de louvor a Deus e, por este motivo e pelo dom de ouvir músicas vindas dos céus, ficou consagrada como padroeira dos músicos.

Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase:

Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava, no seu coração, um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo“.

Essas palavras, lidas um tanto por alto, fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe o ser padroeira.

Hoje, essa grande mártir e padroeira dos músicos canta louvores ao Senhor no céu. A sua simplicidade e fidelidade ao Cristo marcaram seu nome na vida da fé cristã.

Oremos à Santa Cecília pedindo sua proteção e graça.

Oração do músico

Deus Todo-Poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza, o dom do ritmo, do compasso e da afinação das notas musicais, dai-nos a graça de conseguir técnica aprimorada em nossos instrumentos a fim de que possamos exteriorizar nossos sentimentos por meio dos sons.

Permita, Senhor, que os sons por nós emitidos sejam capazes de acalmar nossos irmãos perturbados, curar doentes e animar os deprimidos, que sejam brilhantes como as estrelas e suaves como o veludo. Permita, Senhor, que todo ser que ouvir o som dos nossos instrumentos sinta-se bem e pressinta a vossa presença.

Santa Cecília, padroeira dos músicos, rogai por nós! Amém!

Fontes:

https://blog.cancaonova.com/oracao/tag/santa-cecilia/

https://santo.cancaonova.com/santo/santa-cecilia-exemplo-de-mulher-crista/

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password