Reconhecimento: Aliança recebe Selo de Direitos Humanos e Diversidade

A Aliança de Misericórdia recebeu oficialmente, no dia 9 de dezembro, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Obedecendo aos critérios de população em situação de rua e transversalidade, foram premiadas duas iniciativas de inclusão e boas práticas da Associação: o programa de Educação Financeira, estabelecido na Casa Restaura-me (SP), e a campanha “Doe Esperança”.

Boas práticas na Restaura-me/SP

Essa é a segunda vez que a Casa Restaura-me recebe o selo por boas práticas no trabalho. O programa de Educação Financeira, que apresenta a moeda social (circulação exclusiva), foi criado com o intuito de ajudar na conscientização e no restauro da dignidade humana. A coordenadora de Projetos Sociais da Aliança, Vanessa Santos, esteve presente na entrega do Selo e explica mais sobre essa iniciativa:

 

“Temos um banco próprio na Casa Restaura-me, onde os atendidos podem utilizar a moeda social, conquistada através da troca de latinhas de alumínio, para o benefício de lavanderia, cinema, passeios, Lan House, além de mercearia (alimentação e higiene pessoal) e bazar, tudo isso dentro do nosso próprio espaço. Por que procedemos assim? Para que o atendido dê um maior valor àquilo que é doado. Antigamente eles recebiam a roupa e depois jogavam fora. Com isto, eles dão mais valor à roupa, conseguem lavar e valorizam quem doa também. Ou seja, estão aprendendo a administrar e a cuidar dos próprios bens”.

 

+ Aliança é certificada com o Selo A pelo Instituto Doar

 

Campanha “Doe Esperança”

Por sua vez, a campanha “Doe esperança” é uma ação de ajuda às famílias em situação de vulnerabilidade social, através da distribuição de cestas básicas, cobertores, kits de higiene, refeições, e do acolhimento de pessoas em situação de rua, entre outros, tornando-se fonte de esperança e ponte de misericórdia para muitos. Um trabalho diário e incansável que, há mais de 20 anos, visa à restauração integral do homem, perpassando pelo resgate da dignidade e acesso aos direitos básicos de todo ser humano.

Esse impactante trabalho e o reconhecimento do Selo de Direitos Humanos e Diversidade só é possível porque, junto à Aliança de Misericórdia, inúmeras outras pessoas e empresas somam forças e meios para que as oportunidades cheguem aos atendidos.

 

Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Atualmente em sua 5ª edição, o programa já reconheceu mais de 400 ações. O objetivo do programa é incentivar e valorizar essas iniciativas, em especial práticas inovadoras que sirvam como inspiração. O Selo possui validade de um ano, durante o qual as organizações com ações reconhecidas integram a Rede do Selo, para troca de experiências e discussões sobre os desafios das iniciativas de inclusão e as políticas públicas já existentes voltadas a esta temática.

Resgatado das ruas de SP, depois de 8 anos o Sr. Antônio reencontrou sua família. Veja aqui esse testemunho

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password