fbpx

Qual a ciência da Cruz?

“Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os pagãos.” (1Cor 1, 23-24)

O desafio de ser de Cristo

Desde os primórdios da fé cristã a Cruz de Cristo sempre foi um desafio. Para alguns era um verdadeiro escândalo, pois como alguém considerado Deus poderia passar por tamanha desonra. Para outros era algo ilógico, sem coerência.

Todavia o Crucificado sempre foi fonte de força e esperança para os cristãos. Aquele que se permitiu ser pregado na cruz se deu por amor. Ele não nos salvou apesar da morte na cruz, mas por intermédio dela.

Jesus crucificado é a maior expressão misteriosa do amor de Deus por nós. O que Ele nos ensina com tal atitude?

Ele mostra de fato qual a característica do verdadeiro amor. Quem ama dá a vida pelo amado. O verdadeiro amor pressupõe doação, sacrifício, renúncia. Além disso, mostra o valor do sacrifício e da obediência.

O Senhor na cruz vivenciou a experiência da dor e da solidão. Mas, mesmo assim, se abandonou nos braços do Pai. Nós teríamos coragem de nos entregarmos nas mãos daquele que entendemos que nos deixou sozinhos? Eis uns dos grandes desafios da cruz de Cristo.

A Escola da Cruz

O Senhor na cruz com certeza nos ensina muitas coisas. Mas não adianta apenas assimilarmos intelectualmente tais conhecimentos. Tudo isso precisa se transformar em vida, em atitudes concretas.

A Ciência da cruz deve ser algo vivencial e não apenas algo fundado num mero ato de pensar. Da mesma maneira que Jesus na Cruz vivenciou a dor, a solidão e o abandono, a verdadeira alma cristã não deve fugir da dor e do sofrimento e nem da vontade do Pai em sua vida.

A Cruz nos mostra o valor redentor de dar a vida pelo outro. A importância de sair de si mesmo e ir ao encontro do outro acolhendo-o com suas misérias.

Que nós possamos, cada vez mais, não termos nem medo e nem vergonha da cruz. Precisamos anunciar ao mundo o crucificado, escândalo para alguns e loucura para outros, como nos lembra o apóstolo Paulo neste trecho de sua carta aos Coríntios.

Prof. Dr. Joel Gracioso

Para aprofundar: Edith Stein, A Ciência da Cruz. São Paulo Loyola.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password