Os três irmãos de Betânia, amigos de Jesus

os Santos Irmãos de Betânia

Desde o ano passado (2021) a Igreja Católica no mundo todo celebra no dia 29 de julho o Dia dos Santos irmãos de Betânia: Marta, Maria e Lázaro, conhecidos no Evangelho como os amigos de Jesus.

Essas três figuras têm papel importante nos Evangelhos, sendo retratadas algumas vezes em grandes momentos, como quando Marta pede ao Senhor para que sua irmã Maria a ajude, e Jesus responde: “Marta, Marta, tu te preocupas e andas afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; Maria escolheu a melhor parte, a qual não lhe será tirada”. (Lucas 10:41,42)

Ou, como no famoso episódio da ressureição de Lázaro, onde percebemos o tamanho da amizade que Jesus sentia por aquela família, a ponto de chorar pela morte de seu amigo.

A festa dos irmãos de Betânia nos leva a refletir: o que esses três personagens do Evangelho tem a nos ensinar?

Sempre que Deus suscita um santo, Ele também dá uma resposta ao mundo, cada santo de Deus é uma resposta aos apelos do mundo. E qual é a resposta de Santa Marta, Santa Maria e São Lazaro de Betânia?

Dois pontos são os mais marcantes: a amizade e a hospitalidade.

Veja aqui: 5 passos para nutrir uma amizade com Jesus

Vamos ver cada um deles.

 

A amizade com o Senhor

 Para compreender a Boa Nova do Evangelho devemos olhar o cerne da vida de Cristo, e a vida de Cristo foi marcada pela relação humana, pela sua doação e entrega por toda a humanidade, mas também pela amizade. “Já não vos chamo servo, mas amigos”, diz o Senhor a seus discípulos.

E diz também a nós, Jesus é o nosso amigo por excelência, pois o amigo é aquele que caminha conosco, com quem partilhamos alegrias e tristezas e com quem podemos contar.

O verdadeiro amigo nos conduz ao céu e nos impulsiona a almejar a santidade, com um amigo de verdade nenhum caminho é longo e a vida se torna mais leve, pois ele nos ajuda a aliviar o jugo.

E Jesus é de fato esse amigo por excelência, que nos impulsiona a santidade, com Sua graça nos dá o céu, mesmo sem merecermos, está sempre conosco e alivia nosso fardo.

 

Acolher Jesus na Família

O segundo ponto que devemos considerar é a hospitalidade dos irmãos de Betânia com Jesus.

Os Evangelhos nos contam que Jesus gostava muito de se hospedar, visitar e ficar com os 3 irmãos, isso porque eles sempre acolhiam o Senhor e seus Apóstolos da melhor forma que podiam.

Eles traziam Cristo para casa, acolhiam-no como a um amigo e acolhiam os seus como irmãos.

Os Apóstolos e Jesus sempre encontravam na casa dos irmãos de Betânia uma mesa posta e um lugar para descansar. Sempre podiam contar com a companhia e boa conversa dos irmãos.

“A casa de Betânia nos mostra que são precisamente as relações familiares, irmãos, irmãs, parentes, que nos ajudam com seu exemplo a abrir nossos corações para acolhê-Lo”. Padre Maggioni.

Santo Lazáro, Santa Maria e Santa Marta de Betânia, rogai por nós e nos ajudai a acolhermos sempre o Senhor como a um amigo.

 

Leia também: Um amigo leva a gente pra longe

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password