Novo logotipo da Geração Acordi

Entre tantas novidades dentro do Congresso Jovem deste ano, foi apresentado o novo logotipo da Geração Acordi.

Para a criação, todos os detalhes da marca foram pensados sob a experiência do movimento jovem e até a apresentação se deu num momento estratégico: acontecendo durante a partilha das ações “Geração Acordi” nas cidades onde o Carisma da misericórdia se faz presente.

A nossa marca

Foto: Ronaldo Mirandah.

Isso, porque ser “Geração Acordi” não é um convite restrito a localização, pertença, a dons ou funções, mas sim um convite a ser no mundo uma luz, ser a mudança que tanto desejamos, a fazer acontecer na terra o Reino de Deus.

Portanto, o objetivo de apresentar o novo logo nesse momento foi para dizer: “vocês fazem parte disso e essa é a nossa marca”.

As tipografias das palavras buscam se completar dentro da mensagem. O “GERAÇÃO” (enquanto época) é apresentado de forma mais reta para que assim seja transmitida a ideia de força, coragem que cada jovem carrega.

Logotipo Acordi
Novo Logo da Geração Acordi.

Já a palavra “Acordi” foi trabalhada de forma especial e, a partir de uma fonte já existente, foi recriada, tornando-se única.

A tipografia cursiva pretende remeter a algo escrito a mão, mais estilizado.

A curvatura adicionada à palavra foi inspirada na arte chamada de lettering, que é definido como “a arte de desenhar letras”.

Possui um conceito de combinação de letras trabalhadas, deixando assim a palavra mais jovem e moderna.

Já as cores usadas no logotipo (Azul #19233e – Amarelo #fab80e) estão associadas ao Nascer do Sol, transmitindo dentro de cada um a inspiração para um novo acordar, despertar!

“Sejam protagonistas da história”

Em 2013, durante seu discurso na JMJ, o Papa Francisco convocou os jovens a serem construtores da mudança: “Nos tornamos protagonistas da história. Não fiquem para trás jovens, sempre no ataque, na linha de frente”.

Em comunhão a esse pedido e encorajamento do Pontífice, ser Geração Acordi significa atuar, construir, protagonizar a história com Cristo, no chamado que Ele faz individualmente.

Pensando nisso, note que as duas palavras (“Geração” – enquanto tempo atual – e “Acordi” – chamado) encontram um ponto de intervenção, pela letra ‘o’ e a letra ‘d’, simbolizando a marca do jovem nessa época, capaz de transformar a sociedade.  Para isso, precisamos estar acordados.

Portanto, ser Acordi não é moda ou o nome de um grupo. É um chamado e por isso deve ser respondido com responsabilidade e autenticidade.

“Eu tenho confiança em vós, jovens, e rezo por vocês” (Papa Francisco –  discurso aos voluntários da JMJ em 2013, no Rio de Janeiro)

Congresso Jovem – Frutos e Testemunhos

Um só jovem “Acordado” põe fogo no mundo