Verdade | Nona Chave para um Pentecostes de Misericórdia

Antes de voltar ao Pai, Jesus dizia para os seus Apóstolos, na intimidade da última ceia: “Se me amais, observareis meus mandamentos e rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito (=Advogado) para que convosco permaneça para sempre, o ESPÍRITO DA VERDADE” (Jo 14, 15-17).

Nona chave: VERDADE

Por que Jesus chamou o Espírito Santo como o “Espírito da Verdade”? O que isso significa concretamente para nós ?

O próprio Jesus o explica pouco depois: “Quando vier o Paráclito (=Advogado) que vos enviarei de junto do Pai, o ESPÍRITO DA VERDADE que vem do Pai, dará testemunho de Mim e vós também dareis testemunho porque estais comigo desde o princípio” (Jo 15, 26-27).

O Paráclito era o “advogado dos pobres”, daqueles que são indigentes, que não tem como pagar um advogado particular, daqueles que não tem méritos, nem dinheiro, nem títulos de nobreza. Em outros termos, esta palavra se pode traduzir também como “Aquele que responde ao nosso grito, Aquele que vem em socorro gratuito de quem clama para a própria defesa”.

Esta expressão é maravilhosa pois nos faz entender quanto a Palavra diz que nós nem sabemos o que seja bom pedir e, por isso, “o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza e intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8, 26).

Ele é o nosso Advogado, o Defensor perante aquele que é inimigo, acusador, homicida desde o princípio: o diabo!

Duas ações do “Espírito Paráclito” na nossa vida:

1) “DARÁ TESTEMUNHO DE MIM”: nos lembrará a Palavra de Jesus, “abrirá” esta Palavra tornando-a viva, eficaz, clara à nossa mente e em nossa vida: “dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras…receberá o que é meu e vos anunciará” (Jo 16, 13-14).

Esta Palavra nos purifica (Jo 15, 3), nos consagra (Jo 17, 7), nos faz permanecer no Amor (Jo 15, 9-10), nos torna habitação da Trindade Santíssima: “Se alguém me ama guardará a minha Palavra e meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos a nossa morada” (Jo 14, 23).

Por isso Atenágoras dizia: “sem o Espírito Santo, Deus permanece distante e Cristo no passado, o Evangelho uma palavra morta…mas pelo Espírito Santo…o Cristo Ressuscitado se faz presente, o Evangelho se faz potência e vida…o agir humano é divinizado…”

2) “VÓS TAMBÉM DAREIS TESTEMUNHO DE MIM”: esta é a grande missão do Espírito e que o Espírito nos confia. Ele dá testemunho de Cristo em nós e nos torna testemunhas de Cristo para os outros!

É o Espírito Santo que nos capacita para a Missão: “recebereis uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e a Samaria, e até os confins da terra”. (At 1, 8).

É o Espírito Santo que transformou os Apóstolos, homens fracos e medrosos que abandonaram, traíram, renegaram o Cristo enquanto estava vivo, em testemunhas corajosas e fortes, capazes de enfrentar até o martírio por Amor do Senhor, depois da sua morte e ressurreição!

Isto é maravilhoso, nos dá esperança, renova as nossas forças!

Fortaleza na fragilidade

O Espírito Santo manifesta, na nossa fraqueza, o poder da Ressurreição de Jesus…Por isso precisamos invocá-lo continuamente, permanecer em oração, até sermos “revestidos do Poder do Alto”.

Estamos no tempo da Graça, no tempo do Pentecostes e somos uma Comunidade Pentecostal. Às vezes podemos ser tentados de invejar quem vivia no tempo de Cristo, durante a sua presença na terra.

Na realidade, os Apóstolos, que viveram com Jesus na sua existência terrena, fizeram os piores pecados enquanto Jesus estava com eles. Só após a Sua Ressurreição, após o Pentecostes, eles foram plenamente santificados, fortalecidos pelo Espírito Santo, que os tornou capazes de testemunhar Jesus até a morte.

É pelo Espírito Santo que nós também recebemos a força de anunciar o seu Evangelho até os últimos confins da terra! É pelo Espírito Santo que recebemos toda autoridade de Jesus para curar toda enfermidade e libertar do maligno, para falar novas línguas e ver milagres, prodígios sendo realizados no nosso meio (cf. Mc 16, 15-18 / At 4, 30-31).

É pelo Espírito Santo que o Senhor continua agindo com os seus discípulos, confirmando a Palavra por meio dos sinais que a acompanham (cf. Mc 16, 20).

Vem, Espírito da Verdade

Queremos hoje nos abrir com toda confiança ao Poder do Espírito, que nos torna testemunhas vivas e eficazes do Ressuscitado. Com toda a ousadia e criatividade do Espírito, queremos nos abrir a todos os dons e carismas que nos capacitam nesta maravilhosa missão que Ele nos confia.

« Vem Espírito Santo
com toda riqueza dos teus dons,
com toda a força dos teus carismas,
com toda a ousadia e coragem
para sermos testemunhas autênticas de Cristo Jesus
e dos sinais da Sua Ressurreição,
de sua Presença viva na história de hoje pois cremos
que Ele está conosco todos os dias
até o fim dos tempos ! Vem Senhor Jesus ! »

Minha benção,

Pe. João Henrique
(Aliança de Misericórdia)

Oitava Chave

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password