fbpx

Mantenha uma vida saudável, cuidando do corpo e da alma

Quando falamos em vida saudável, nos referimos ao cuidado com o todo: corpo e alma, ou seja, a totalidade do ser humano.

Vida saudável: uma escolha diária

Sabemos que grande parte dos relatos de ansiedade e dificuldades com autoestima se dão porque o corpo não está saudável. E se o corpo está fraco, o funcionamento mental também se altera, prejudicando a vida e as relações pessoais.

Quando fazemos exercícios físicos, por exemplo, estamos dizendo ao nosso corpo e também ao intelecto que decidimos assumir uma postura ativa diante da vida, buscando fortalecer os pulmões, os músculos, mas também a vontade!

Ouça a playlist especial que preparamos: Tudo vai ficar bem

E a constância, dia após dia, nos torna mais fortes e maduros, conscientes da necessidade de controlar o corpo, para aprender a controlar nossos desejos e emoções.

A ideia é focar no corpo e na mente todos os dias, com um propósito firme para melhorar a saúde física e a saúde mental.

Autoconhecimento e autorresponsabilidade

Tenha em mente que fortalecendo o corpo, você fortalece também o espírito. Da mesma forma que fortalecemos a imunidade quando nos alimentamos bem, é preciso fortalecer a alma, cuidando das emoções.

Busque ser uma pessoa melhor a cada dia, para que haja conexão entre seu corpo, sua mente e seu espírito.

Sabendo que as emoções atuam diretamente sobre o corpo, fica fácil identificar quando elas estão em desordem. Uma palpitação do coração numa situação de medo ou até mesmo o rubor da face no momento da raiva, nos levam a perceber o quanto o emocional reflete no físico. E dessa forma, uma mudança de vida pode também acontecer a partir das experiências corporais.

Tome consciência de como você está hoje, com relação ao corpo e a maturidade emocional, e como deseja estar daqui um ano. Escreva seu objetivo e comece a dar os passos que precisa para alcançar a mudança que deseja.

Não se esqueça que tudo isso vai exigir de você um grandiosíssimo esforço, muito suor e talvez lágrimas. Mas não desista, seja perseverante. E no próximo ano, quem sabe, você possa me contar suas conquistas!

Por fim, uma dica: ao estabelecer suas metas, crie hábitos simples e possíveis de serem praticados. Estes lhe permitirão desfrutar de uma boa saúde física, emocional e espiritual.

Leia também: 10 Atitudes para tornar o meu dia melhor

Patrícia Marques

Psicóloga e consagrada à Aliança como Missionária no Mundo

Foto de destaque: Jackson David, no Unsplash

0 Comments

    Leave a Comment

    cinco + vinte =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password