Jubileu dos pobres 2025: um encontro profundo com a Misericórdia de Deus
“Do pobre aprendemos a receber tudo como dom de amor” (Oceano da Misericórdia Infinita)
Nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, a Igreja Católica celebrou em Roma o Jubileu dos Pobres, um momento profundo para toda a comunidade cristã e, em especial, para o carisma da Aliança de Misericórdia, que se faz presente no coração dos mais necessitados. Esta celebração, instituída pelo Papa Francisco como parte da vivência do Ano Santo e da espiritualidade da misericórdia, coloca os pobres no centro da vida da Igreja.
A Aliança de Misericórdia no Jubileu dos Pobres
Com grande alegria e compromisso missionário, um grupo com 10 membros da Missão da Aliança de Misericórdia na Itália participou ativamente desse momento de graça. Escolhemos iniciar o Jubileu no dia 14 de novembro em Assis, cidade marcada pela vida de São Francisco e Santa Clara, grandes inspiradores da nossa espiritualidade. Em espírito de oração, passamos pelos lugares santos e rezamos por todos os filhos e filhas da misericórdia junto aos túmulos desses grandes santos.
Peregrinação pelas Basílicas Maiores e a Porta Santa
No dia 15 de novembro, seguimos em peregrinação até Roma, onde passamos pelas Portas Santas das Basílicas Papais de Santa Maria Maior e São Pedro. Às 15h, Hora da Misericórdia, atravessamos a Porta Santa da Basílica de São Pedro e rezamos juntos o Terço da Misericórdia, intercedendo pelos pobres e excluídos, aqueles que são o rosto visível de Cristo crucificado em nossos dias.
Missa com o Papa Leão XIV: Chamados a Ser Sinais de Salvação
No dia 16 de novembro, tivemos a graça de participar da Santa Missa com o Papa Leão XIV dentro da Basílica de São Pedro. Em sua homilia, o Santo Padre nos chamou a sermos sinais vivos da salvação no meio dos pobres, um chamado que ressoa profundamente com o carisma da Aliança de Misericórdia. Logo após, participamos do Angelus na Praça de São Pedro, junto a milhares de peregrinos vindos de todas as partes do mundo.
Final da Peregrinação: Relíquias da Santa Cruz
Encerramos a peregrinação no mesmo dia atravessando a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão e rezando diante das Relíquias da Santa Cruz na Basílica de Santa Cruz em Jerusalém. Um momento de profunda comoção, onde um dos missionários, emocionado, testemunhou: “Enquanto o Papa passava na procissão de entrada da missa, senti um fogo do amor de Deus que me tocava”.
Jubileu dos Pobres: Um Chamado à Misericórdia Viva
O Jubileu dos Pobres 2025 foi muito mais do que uma simples peregrinação: foi um mergulho na misericórdia de Deus, uma confirmação do chamado da Aliança de Misericórdia a estar sempre ao lado dos pobres, levando consolo, dignidade e salvação. Ao celebrarmos esse jubileu, renovamos nosso compromisso de ser Igreja em saída, com os olhos voltados para os descartados da sociedade, levando o Evangelho da Misericórdia a todos os cantos.
Que este Jubileu continue a frutificar em nossas missões e em nossos corações, para que sejamos sempre sinais do amor misericordioso de Deus no meio dos pobres.
0 Comments