Jovens acordados e embaixadores do Reino

O encontro de Nicodemos com Jesus tem muito a nos ensinar sobre a responsabilidade de sermos embaixadores do Reino de Deus.

Por que Nicodemos quis encontrar Jesus?

Logo no início do seu Evangelho, no terceiro capítulo, São João apresenta o encontro de Nicodemos com Jesus. Ele era um fariseu bem conceituado e procurou Jesus a noite, certamente por medo de ser flagrado por alguém.

Nicodemos desejava conhecer melhor esse misterioso jovem que, mal acabara de iniciar seu ministério, e já estava causando polêmica e agitação com seu modo de proceder.

Mas, o que de fato levou Nicodemos a se encontrar com Jesus?

O texto sugere que, de alguma forma, Nicodemos estava insatisfeito com a situação que seu povo vivia, ansiava por uma mudança da realidade, e viu em Jesus uma possibilidade dessa transformação.

Um convite ao Reino de Deus

A mensagem que o jovem Jesus anunciava abalava as estruturas sociais e religiosas da época: ele convidava as pessoas a entrarem no Reino de Deus!

De forma surpreendente, Jesus dizia que Deus começara sua intervenção plena e definitiva para transformar o mundo, “de modo tão original, que superava tudo o que tinha acontecido até então” (cf. Ratzinger, Jesus de Nazaré).

Uma mensagem de esperança

Em outras palavras: Jesus começava a virar o mundo de pernas pro ar! Ou melhor, enfim, Jesus estava recolocando o mundo nos trilhos certos: nos trilhos que o Pai havia sonhado desde o início da criação! Isto era a proposta do Reino: vivermos a vida conforme a vontade de Deus!

Toda essa novidade que Jesus propunha deve ter trazido muito entusiasmo e esperança a Nicodemos e tantos outros, que descontentes com a situação que viviam, ansiavam por mudanças, mas não sabiam como realizá-las!

Chegou a nossa vez

Hoje, somos nós os Nicodemos. Jovens insatisfeitos com a realidade que vivemos! Jovens que não querem mais ser “massa”, manipulados pelas mídias globais, que caminham de acordo com os interesses que controlam a sociedade.

Jovens que não querem ser turistas nessa vida, mas ao contrário, querem deixar uma marca nesta terra durante a sua breve existência, contribuindo para deixar esse mundo melhor!

Se ainda não leu, vale relembrar: Pelo que gastar a vida? Um recado para a Geração Acordi!

A mudança precisa começar em mim

Então, o mesmo convite que outrora Jesus fez a Nicodemos, Ele faz a nós: vocês querem entrar no Reino de Deus? Querem participar dessa transformação? Então é necessário nascer de novo!

Pois “quem não nascer de novo não pode entrar no Reino de Deus” (cf. Jo 3,3.5). E concretamente, nascer de novo significa mudar por completo.

Simplesmente este é o convite de Jesus. Ninguém pode mudar realidade alguma senão estiver disposto mudar a si mesmo por primeiro, a mudar a sua própria maneira de ser e viver!

Uma vida à exemplo de Jesus

E não é qualquer mudança! O convite é mudar para viver a vida como Jesus viveu: uma vida gastada no amor aos outros, com confiança no Pai, cheia de esperança e sentido, solidária com os mais sofridos, consumida pela justiça do Reino de Deus!

Uma mudança que significa “sair do centro” da própria existência, e fazer da própria vida uma oferta generosa de serviço, como dom gratuito de amor!

Ser a mudança que o mundo precisa

Muitos querem mudança, mas poucos estão dispostos a mudar a si mesmos! Nós, jovens da Geração Acordi, não podemos apenas querer mudanças, mas precisamos ser a mudança que o mundo precisa!

Assista também: O Seu Chamado é uma Revolução

Por isso, o convite de Jesus é tão impactante. É necessário estarmos dispostos a “nascer de novo”. A mudar por completo, para que através da nossa vida o Reino de Deus possa continuar a crescer e transformar a realidade!

Eu Sou Geração Acordi

E não esqueça de falar nas Redes Sociais sobre a sua vivência na Geração Acordi, usando a hashtag #EuSouGeraçãoAcordi ou mande um email para geracaoacordi@misericordia.com.br

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password