Instituto Campana, uma parceria com muitos frutos

O Instituto Campanha, dos irmão Fernando e Humberto, tem ajudado muitas pessoas em situação de vulnerabilidade de diversos projetos sociais inclusive da Aliança.

Origem e missão do Instituto

Fundado em 2009, o Instituto Campanha é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como missão promover a cultura e divulgar as artes brasileiras.

Na Aliança de Misericórdia, as ações acontecem na comunidade do Moinho, no Oratório São Domingos Sávio.

“O relacionamento semeado com a Associação Aliança de Misericórdia teve início em 2013, quando Fernando e Humberto conheceram a missionária Noemi, ligada à instituição. Desde então, a parceria entre Irmãos Campana e o Oratório São Domingos vem rendendo muitos frutos tanto para os jovens da comunidade do Moinho, quanto para o Instituto Campana, possibilitando a realização de diversos projetos voltados para crianças e adolescentes que têm impacto direto na vida da população local” (Instituto Campanha).

Mesmo em meio a algumas dificuldades hoje colhem os frutos:

“Não é mais necessário um estilete ou cola pra cada um, eles compartilham os materiais. Não pensam mais somente em construir seus próprios brinquedos, juntos construíram uma cidade inteira. Não temos mais que cobrar suas presenças em aula, por livre vontade, eles acordam cedo para chegar na hora e executar as atividades” (Instituto Campanha).

Através dos irmãos, foi possível uma parceria com a Faculdade Belas Artes, que proporcionou a instalação de uma biblioteca infantil e a reestruturação do mobiliário para as atividades artesanais, no Oratório.

Trabalho com as Casas de Acolhida

A parceria com a casa de acolhida de adultos em Piracicaba iniciou-se no mês de julho de 2017. É um sonho do Pe. João Henrique que cada casa de acolhida tenha atividades de laborterapia, principalmente o artesanato, contribuindo para o processo de recuperação e possivelmente com o sustento da Casa.

Foi apresentada a proposta de ampliação do trabalho de oficinas para as casas de acolhida e logo Humberto Campana foi até a Casa do Cordeiro Imolado em Piracicaba, para conhecer o projeto de acolhida de adultos e idosos e avaliar que tipo de oficina poderia ser realizada lá.

Segundo Fabiana Ferreira, coordenadora geral das casas de acolhida, no dia da visita, ela explicou para Humberto a necessidade que eles tinham de usar materiais simples na confecção das peças, devido à falta de recursos. Foi então que ele, percebendo que próximo à casa existe uma olaria, sugeriu fazer contato e tentar uma parceria.

Com grande disponibilidade, a olaria se comprometeu a doar os blocos que precisasse. Por semana eles doavam 30 blocos, ainda sem assar e úmidos, pois assim teriam mais facilidade para moldá-los. E assim começaram a fazer as primeiras peças. Depois de modeladas, as peças voltavam para a olaria para serem assadas no forno.

O próximo passo foi estimular os acolhidos a criarem suas próprias peças.

Crescimento do trabalho

Aproveitando um convite para realizar uma oficina no Sesc de Piracicaba, os irmãos Campana levaram consigo os acolhidos que estavam participando das oficinas, para divulgar o trabalho da Casa e buscar assim mais parcerias.

O Instituto Campana trabalhou intensamente para que as peças produzidas fossem expostas e comercializadas, alcançando assim, o seu objetivo inicial de ser um projeto de sustentabilidade para a Casa do Cordeiro Imolado.

Agradecemos imensamente pela dedicação em mostrar para cada acolhido o valor que tem o seu trabalho e esforço.

Com Informações de:

Instituto Campana
Casa Vogue

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password