Filmes e séries para a vivência quaresmal

A Quaresma é um tempo de reflexão, um tempo de olhar para dentro de si e se recolocar no caminho da santidade.

É o período de 40 dias que antecede a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É também o tempo em que Ele passou 40 dias sendo tentado no deserto, período em que somos convidados ao arrependimento de nossos pecados, maior intimidade com Deus e sacrifício por amor a Ele.

A Igreja nos propõe na Quaresma 3 vivências fundamentais para o nosso crescimento espiritual, são elas: o Jejum, a Esmola e a Oração.

Essas três práticas nos ajudam a viver com mais profundidade o tempo da Quaresma e, pensando nisso, separamos alguns filmes e séries que podem te dar um novo olhar.

São produções seculares, cujo intuito principal não é o da vivência quaresmal, mas que podem nos dar uma nova visão e, se bem aproveitados, podem nos ajudar a viver com mais profundidade esse tempo tão importante.

Acompanhe a nossa lista com cinco produções para assistir na quaresma:

1° Um lugar silencioso (Filme)

Um lugar silencioso é um grande filme que nos mostra a importância do silêncio. O filme retrata de maneira brilhante como somos barulhentos em nosso dia a dia e não sabemos silenciar mesmo quando nossas vidas dependem disso.

Em toda a história da Igreja o silêncio sempre foi visto como uma forma de olhar para si mesmo e se encontrar com Deus. As práticas ascéticas de oração em geral usam o silêncio como um poderoso aliado da transcendência.

Vale a pena assistir “Um lugar silencioso” e meditar sobre a importância do silêncio e do recolhimento nessa Quaresma.

2º O Senhor dos Anéis – as 2 Torres (Filme)

O Senhor dos Anéis um clássico da ‘cultura Pop’, mas também é um filme muito profundo, com bases católicas muito sólidas.

Leia nosso texto sobre o livro Hobbit do mesmo autor de O Senhor dos Anéis.

O filme retrata o heroísmo do sacrifício por uma causa maior, em especial, em as 2 Torres, conseguimos acompanhar o crescimento dos personagens nessa jornada pela destruição do anel (pecado) e é possível fazer um bonito paralelo de nossa vida interior.

Tolkien, quando escreveu o Senhor dos Anéis se baseou na narrativa católica e por isso toda a jornada retratada em sua história é também a jornada de redenção do homem, sua luta contra o pecado e como os sacramentos e a comunidade são esse suporte nessa jornada e por isso é um excelente filme para assistir na quaresma.

 

3º The Chosen (Série)

A série The Chosen narra um pouco da vida de Jesus, é uma série muito bonita que nos dá uma perspectiva da vida do Senhor, do seu relacionamento com os apóstolos e, para quem deseja aprofundar na intimidade com Deus, é uma excelente série.

Refletir sobre a vida de Jesus na Terra, seu ensinamento, suas escolhas, nos ajudam a viver profundamente a Quaresma, afinal, nossa busca é pela imitação de Cristo.

4º The Mandalorian (Série)

A série derivada dos filmes ‘Star Wars’ é surpreendente pela qualidade e profundidade. A série aborda o sacrifício por amor, a responsabilidade diante da vida, a paternidade. Também aborda a importância de nossas escolhas, o caminho de redenção e purificação através do autoconhecimento.

Uma série muito boa para assistir durante a Quaresma, se olharmos os símbolos que são apresentados e buscarmos um ensinamento para nossa vida cotidiana.

5º A Paixão de Cristo (Filme)

Por último, o filme mais importante da lista. Esse, recomendamos que seja assistido na Sexta-Feira da Paixão, mas é de fato um filme único.

Acompanhar uma superprodução que retrata de maneira tão profunda a Paixão de Nosso Senhor, seus últimos momentos, é uma graça que temos nos dias de hoje.

A paixão de Cristo é um filme muito profundo e simbólico, que vale a pena assistir diversas vezes e prestar atenção aos detalhes, como os diálogos e, principalmente , o olhar de Jesus.

O olhar de Jesus que nos salva, nos cura e nos perdoa. Acompanhar esse olhar que penetra na nossa alma e enxerga tudo que temos e somos, esse olhar que não nos condena, mas nos ama!

A Paixão de Cristo nos convida a um retiro pessoal, meditar sobre a morte de Cristo, a cruz e tudo o que isso significou para a humanidade, para a Igreja e, principalmente, para você, uma excelente escolha de filme para a quaresma.

Nessa Quaresma, viva bem cada um desses dias, busque viver com profundidade cada momento como se fosse a última chance de conversão, seguindo o ensinamento da Igreja busque praticar o jejum, a esmola e a oração.

Essa pequena lista pode te ajudar a viver com mais profundidade esses 40 dias em que o Senhor nos convida a estar mais perto, se achegar e partilhar do Seu coração.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password