fbpx

Filme “A Prece” mostra que fé e força de vontade andam juntas

Filme do diretor Cédric Kahn retrata o encontro com a fé e a fraternidade como programa de vida para jovem viciado em drogas. Inspirado em experiências reais, o longa foi agraciado com o prêmio Urso de Prata de Melhor Ator para Anthony Bajon no último Festival de Cinema de Berlim.

Um filme envolvente

O filme, que estreou nos cinemas no dia 8 de novembro, conta a história de Thomas, de 22 anos, um viciado em drogas no seu último estágio, o do fundo do poço emocional, que aceita se submeter ao tratamento de recuperação e isolamento da comunidade dirigida por sua lendária freira, no alto das montanhas, na região de Isère, na França.

De início ele é descrente, está angustiado e revoltado pela rejeição social e a incerteza da libertação do vício. Um tempo depois, Thomas mergulha na dinâmica da vida comunitária de oração e de partilha com os outros jovens.

Quem lida com o problema das drogas diz que o filme é ‘instigante’, sobretudo, pelo método promissor da terapia recorrente em tantas casas de acolhida mundo afora. Foi justamente a relação entre os estágios da terapia a viciados em drogas e a religião que inspirou o cineasta a tecer a comovente história.

“O que me inspirou: a jornada desses jovens em direção à fé. Ouvi grupos religiosos que ajudam viciados e foram suas histórias pessoais que me deram a ideia de que haveria um filme a ser feito”. (Cédric Kahn)

Experiência de quem vive

Vanessa Santos, gerente do Centro de Convivência Casa Restaura-me, contou que o projeto recebeu convites de cortesia e alguns assistidos foram ver o filme.

“Encaminhamos nove pessoas em situação de rua para assistir ao filme e eles gostaram muito! Tanto, que alguns se emocionaram, pois se identificaram com a história do personagem”.

Os membros da Aliança de Misericórdia vivenciam diariamente pequenos milagres, operados pela fé de homens e mulheres que resolvem abandonar o fundo do poço e olhar para um horizonte.

Vale a pena conferir este filme que recebeu elogios da crítica especializada e que agora chegou ao Brasil para mostrar que a redenção das drogas é possível com fé e força de vontade.

Título Original: La Prière – A Prece
Direção: Cédric Kahn
Roteiro: Cédric Kahn
Produção: Sylvie Pialat, Benoît Quainon
Fotografia: Yves Cape
Edição: Laure Gardette
Música: Nicolas Cantin, Sylvain Malbrant, Olivier Goinard
Figurino: Alice Cambournac
Gênero: Drama
País: França
Ano: 2018
Duração: 107 minutos
Classificação: A Definir[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password