Creche Segura realiza ação com colaboradores dos Centros Infantis

Colaboradores das CEIs (Centros de Educação Infantil) da Associação Aliança de Misericórdia, receberam formação do Projeto Creche Segura, que promove cursos de primeiros socorros no ambiente escolar.

Segurança para nossas crianças

O projeto promoveu no dia 19 de outubro uma palestra e um treinamento sobre primeiro socorros, promoção da saúde e prevenção de acidentes, conduzido por Letícia Spina, enfermeira e coordenadora do programa Creche Segura.

Instrutora ensina como socorrer um bebê
Instrutora ensina como socorrer um bebê através de um boneco.

Todos os professores e demais colaboradores que trabalham com as nossas crianças, foram orientadas a reconhecer sinais e sintomas, acionar o serviço de emergência quando necessário e realizar ações simples para a preservação e valorização da vida, até a vítima ser atendida por uma equipe especializada.

Preparados para socorrer

Apesar da maioria dos acidentes ocorrerem no ambiente domiciliar, a escola é considerada o segundo local de maior ocorrência, segundo dados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, ao analisar 387 pacientes (2008) em um estudo sobre epidemiologia dos pequenos traumas em crianças, concluiu que as vítimas mais comuns eram crianças na fase pré-escolar (39,0%), do sexo masculino (66,4 %), sendo a face o local do corpo mais lesado (42,6%) e a queda da própria altura o acidente mais predominante (27,4%).

Quanto ao local do acontecimento, a maioria ocorreu na residência num total de 230 (59,4%), seguido pela escola com 20 (4,2%), o turno predominante foi o vespertino com 288 (74,4%).

O Projeto Creche Segura tem por missão estimular a transformação de práticas de segurança e saúde para cuidadores, professores e familiares, para que sejam capazes de preservar a vida e saúde de crianças e adolescentes.

Com informações de Projeto Creche Segura

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password